4 de fev. de 2016

PROJETOS DO MINISTÉRIO PARA CRIANÇAS

“O Ministério para Criança é uma ação suscitada dentro da Igreja, por meio do Movimento da Renovação Carismática Católica que reúne evangelizadores de crianças em torno de um só objetivo: tornar Jesus Cristo reconhecido e amado, resgatando a criança para a vida na graça de Deus. É por isso que o fundamento de toda e qualquer evangelização é consequência da ação do Espírito Santo de Deus”
Hyde Flávia (Coordenadora Nacional do M.C).


Este ministério prioriza projetos que visem:

- Resgatar a descendência eleita;
- Fazer com que a criança seja ouvida;
- Achar o lugar da criança;
- A partir do GOC surgiram os projetos que o Ministério para Criança realiza para atender as necessidades da vida da Criança, de sua família e da comunidade em que a criança esta inserida, projetos que tem como meta ir onde a criança está e trazê-la para o GOC.


SÃO PROJETOS NACIONAIS:


1- Uma Bíblia para cada criança.


Justificativa: O Ministério para Criança atende todas as crianças que acompanham seus pais no GO e Encontros da RCC. Estas crianças acabam trazendo suas amigas, colegas, familiares. Desta forma o número de participantes do GO adulto triplicar em dois anos com o trabalho de acolhida e evangelização dos pequeninos realizados pelo Ministério para Criança no GO. Para criar bons hábitos como o de rezar, de ler a Palavra de Deus o ideal é começar na infância. Instruímos os servos que em todo GOC façam partilha da Palavra usando a Bíblia e orientem o estudo bíblico que a criança fará durante a semana em casa.
Desenvolvimento: Como a mãe de Moisés sabia que tinha pouco tempo com sua criança e preparou um cesto, passou betume para o cesto não afundar e Moisés foi salvo, assim também o Ministério para Criança sabe que o GOC é um tempo riquíssimo que o Senhor permite estarmos com as crianças e levá-las a experiência do Batismo no Espírito Santo, mas precisamos dar a elas este cesto da Palavra de Deus e o betume da Eucaristia. Mesmo depois se a criança se afastar, mudar, onde estiver, ela terá acesso a Palavra de Deus e a Eucaristia.
Campanhas com os pais: Insistentemente devemos pedir aos pais que seus filhos tenham Bíblia. Se é a ilustrada ou a de adulto é a criança que deve escolher qual ela prefere.
Campanha nas festas: No Natal, no Dia da Criança, no aniversário, pedir aos pais para presentearem seus filhos.
Campanha no GO: “Doe uma Bíblia” pode ser feita no mês da Bíblia ou da Criança.
Sugestão: revender bíblias no GO e com a porcentagem da venda adquirir bíblias infantis para o GOC.


2- Menino Jesus no Litoral


Justificativa: No período de férias escolares muitas famílias passam suas férias no litoral, momento propício para evangelizar as crianças através de brincadeiras e histórias, com muita alegria e dinamismo os evangelizadores cativam os pequenos transmitindo o querigma na areia da praia para as crianças que estão no litoral acompanhando seus pais de férias, ou filhos de vendedores ambulantes da orla .
Desenvolvimento: O Projeto “Menino Jesus no Litoral”. Acontece concomitantemente ao Projeto “Jesus no Litoral” do Ministério Jovem da RCC .
Cada estado utiliza de diferentes estratégias e dinâmicas para desenvolver a evangelização, de acordo com sua realidade. Segue abaixo algumas sugestões:


  • Pintura no rosto com os símbolos do querigma. A criança escolhe uma figura e enquanto o evangelizador desenha, prega o tema escolhido;
  • Apresentação de teatro de fantoches aprofundando a cada dia um dos temas do Querigma;
  • Oração do terço com dinâmicas e músicas direcionadas para as crianças.Sempre que possível as crianças participam do mesmo;
  • Pinturas de desenhos e contação de histórias bíblicas e vida dos Santos;
  • Confecção de brinquedos de sucatas que visam a evangelização;


3- Projeto Amiguinhos de Deus


Justificativa: As práticas espirituais da oração, do Jejum, da confissão, da Eucaristia e leitura orante da Palavra de Deus, podem ser ofertas. Fazer parte do Corpo de Cristo nos torna um com Cristo e com os irmãos. Santa Mônica ofereceu seu jejum e orações pela conversão de seu filho Agostinho que se tornou santo.
Desenvolvimento: Os livros do evangelizador e da criança do Amiguinhos de Deus foram editados pela RCC Brasil.


4- Mobilização Nacional


Justificativa: Tudo pode ser mudado pela força da oração. A escuta profética da vontade de Deus nos orienta, instrui, abre o coração para toda boa obra. Unidos num só coração caminhamos nos passos de Jesus.
Desenvolvimento: Como o dia da criança é dia 12 de outubro, discernimos que todo dia 12 de cada mês faríamos a mobilização Nacional de Intercessão. Seguindo a escala fornecida pelo núcleo do Ministério para Criança, cada estado fica responsável por uma hora de oração. No mês seguinte será escalado para o horário seguinte. As orientações e intenções do mês é encaminhada para os coordenadores estaduais que deverão repassar para os diocesanos e estes para os coordenadores de GOC.


5 - Projeto Coroinha do Menino Jesus


Justificativa: As crianças são agentes capazes de transmitir a fé. Em Lourdes e em Fátima, Maria confia e envia crianças como mensageiras do Reino de Deus. A ideia é levar a Boa Nova para a escola através dos pequeninos. Assim como o MUR atinge os universitários, as crianças reunirão seus colegas no recreio para rezarem a Coroinha do Menino Jesus.
Desenvolvimento: As crianças são orientadas para uma vez por semana rezarem três Pai Nossos em honra a Sagrada família e doze Ave Marias, lembrando os 12 anos da infância de Jesus. Como está no livro Coroinha do Menino Jesus da Editora COM DEUS


6- Projeto Celebrando a Vida


Justificativa: Quando um casal chega ao GO e anuncia que estão grávidos, a primeira visita que devem receber é do Ministério para Criança para dar Boas vindas ao bebê. Partilhar a alegria de esperar um filho, celebrar a vida e ouvir o Anjo que anuncia: “o Filho que vai nascer de ti será... “abençoar as gerações, resgatar a família, a paternidade e maternidade responsável é andar na contramão do mundo que diz: filho só dá trabalho, despesa... O Ministério para Criança diz Não ao Aborto!E sim à vida.
Desenvolvimento: Reunir os pais, avós, familiares e amigos do casal grávido e fazer a celebração que se encontra no apêndice da Apostila de Formação Módulo Básico do Ministério para Crianças.No final da gravidez no chá de fraldas fazer a celebração de preparação para o Parto da mesma apostila.


7- Projeto Benção da Mochila


Justificativa: Jesus crescia em estatura graça e sabedoria diante de Deus e dos homens. Integrar escola e Igreja é uma grande benção. A benção de Deus irá gerar um agir no ES e abrirá as portas da escola para evangelização, abrirá o entendimento do professor e aluno. Valores e virtudes cristãs serão trabalhados neste evento
Desenvolvimento: Na primeira semana de aula convidar os alunos das escolas de sua paróquia para uma missa. As crianças deverão levar suas mochilas.
A missa é toda preparada com participação de diretores, professores e alunos.
As crianças colocam suas mochilas no pé do altar e no final da missa o sacerdote abençoa com água benta as crianças e suas mochilas.


8- Projeto 13 de Maio


Justificativa: Celebramos nesta data o aniversário do Primeiro GOC. Maria, em Fátima, reúne crianças para anunciar o Reino de Deus e as envia como mensageiras da Boa Nova. Como agentes transformadoras de sua realidade o testemunho destas crianças mudou a vida daquele povoado. Isto prova que as Crianças são capazes de perceber e reagir à presença amorosa de Deus desde o ventre materno a exemplo de João Batista.
Temos um sonho antigo no Ministério para Criança de lotar os maiores estádios de futebol de cada Estado. Com crianças louvando e adorando o Menino Deus. Quando os estádios foram reformados , todos acharam que era para Copa do Mundo de Futebol, mas o Ministério para Crianças sabia que era para prepará-los para receberem melhor nossos pequeninos num grande dia de Louvor. Este projeto prepara para este dia.
Desenvolvimento: Reunir vários GOC para um dia ou uma tarde de louvor. Mas tem uma condição, é proibido adulto pegar no microfone, nos instrumentos musicais, fazer acolhida e tudo mais. Neste evento só a criança pode conduzir, pregar, acolher...
Reunir os coordenadores de vários COC e discernirem qual grupo fica responsável qual grupo preparará a pregação, as oficinas, a missa...

9- Grupo de Estudo


Justificativa: Não é raro encontrar servos do GOC que não conhecem a apostila do Ministério. Sem formação o servo passa a usar a boa vontade para realizar a obra. E com criança boa vontade e muito pouco, pois estamos lidando com a fé no seu estágio mais simples , mais elementar. Que dará origem a uma fé solida ou não.
Desenvolvimento: Sempre que forem fazer reunião com a equipe de serviço ler uma parte da apostila e comentarem até terem lido a apostila toda.


10-Projeto plantar e colher


Justificativa: O Projeto Plantar e Colher propõe uma ministeralidade orgânica reunindo:
  • Ministério para Crianças;
  • Ministério para as famílias;
  • Profissionais do Reino;
  • Fé e Política;
  • Promoção Humana;
  • E todos os cristãos.


Desenvolvimento: Mapear cada diocese, verificando se há pontos de prostituição infantil,
agressões, vulnerabilidade social. Procurar a paróquia, creches e ou escolas da comunidade mais próxima para propor o projeto, criando ferramentas e materiais de evangelização específicos para cada realidade com a missão de sugestão de projetos:


  • Projetos parceria;
  • Projeto Projeto Maternar;
  • Projeto Celebrando a vida;
  • Projeto amigo da comunidade;
  • Projeto profissionalizante;
  • Projeto Projetar;
  • Projeto Cultural;
  • Projeto Evangelização nas escolas;
  • Projeto Festas Religiosas.

11 comentários:

  1. Maravilhosos esses projetos, nos animam a fazer crescer a catequese de nossas paróquias. Continuem firmes para poderem nos ensinar a amar cada vez mais nossas crianças, obrigada e fiquem com a misericórdia de Deus

    ResponderExcluir
  2. TIA PAULA QUE BELEZA DE PROJETOS, NOS ALEGRA A ALMA.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos projetos hj me visitou uma amiga que é diretora de escola apresentei o site a ela e ficou animada, creio q vai ajuda la muito

    ResponderExcluir
  4. Alguém pode mim repassar um Roteiro de Encontro do Ministérios de Crianças?Estamos precisando.

    ResponderExcluir
  5. Aqui, Felipe: http://tiapaulalimeira.blogspot.com.br/2016/04/como-fazer-um-grupo-de-oracao-infantil.html

    ResponderExcluir
  6. ótimas dicas, vou aplicar no colegio objetivo zona norte SP onde trabalho, obrigada e parabéns pelo blog, está demais mesmo

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde! Estou iniciando agora no ministerio Infantil, e gostaria muito de ter dicas pra trabalhar com eles no mês de outubro, mês de nossa senhora aparecida e das crianças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc clicar na setinha de cada ano e em seguida na setinha do m~es de outubro verá algumas publicações que fiz a esse respeito. Deus abençoe!

      Excluir
  8. Tem algum.projeto para as crianças nao viveram o hallowen? E sim odia dos santos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, a Festa dos Santos.
      Veja aqui: http://tiapaulalimeira.blogspot.com/search/label/Todos%20os%20Santos

      Excluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!