11 de fev. de 2016

GRUPINHO DE ORAÇÃO PARA A PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA

ACOLHIDA: Acolha as crianças com muito amor e alegria! Abrace as crianças, pode ser que esse seja o único abraço que ela receba na semana!

ORAÇÃO INICIAL: Reze uma dezena do terço ou o terço querigmático ou a Coroinha do Menino Jesus
Podemos utilizar uma imagem de N. Senhora fazendo assim: uma criança de cada vez reza a primeira parte da Ave Maria e passa a imagem para a criança ao lado, as outras crianças respondem com a segunda parte. No caso do terço querigmático podemos utilizar os símbolos do querigma das cores e na Coroinha, a imagem do Menino Jesus.

ANIMAÇÃO: Cante duas ou três músicas de louvor (músicas infantis pequenas, animadas com gestos) e finalize com uma música de interiorização. Entre as músicas fazer pequenos comentários ou dinâmicas relacionadas ao tema do dia.

ORAÇÃO (CICLO CARISMÁTICO): 1º) Louvor a Deus pelo que Ele é e por Sua obra (lembre-se louvar não é só agradecer, é elogiar).
2º) Pedir que Jesus nos batize com o Espírito Santo (aqui podemos deixar as crianças orar em línguas)
3º) Silêncio para ouvir a voz de Deus
4º) Exercício dos carismas e profecias (peça que as crianças falem o que elas estão sentindo ou o que veio à mente delas naquele momento)
5º) Resposta ao Senhor (louvar e agradecer pelo que Ele falou).

PALAVRA: Lucas 4, 1-13 - Leia e medite na sua Bíblia, escute o que o Senhor quer falar para as crianças.

SUGESTÃO PARA PREGAÇÃO: Crianças, no nosso dia-a-dia temos diante de nós coisas que parecem boas, mas que na verdade não são. Pode ser que muitas vezes a gente tenha vontade de fazer coisas que não agradam a Deus, como bater num amiguinho, mentir, desobedecer os nossos pais... Essas coisas que aparecem pra nos fazer agir de maneira errada se chamam TENTAÇÕES. Elas tentam nos tirar do caminho certo, nos levando para o pecado. Jesus já passou por isso, como você e eu. Ele foi tentado também.

Material: Uma caixa com balas ou pirulitos, bombons, etc...

Havia uma caixa de doces como esta em cima da mesa da casa da Maria (mostre a caixa de doces). A mãe dela percebeu que ela queria comer daqueles doces e então lhe disse: “Maria, não coma doces agora, espere para depois do almoço porque senão você perderá o apetite.” Os doces eram apetitosos e a tentação era grande. Maria pensou: “De certo que um docinho não me fará mal e mamãe nem perceberá a diferença.”

Alguma vez você teve uma experiência como esta? Vou lhe contar outra história que pode lhe ser familiar.

“Guardem seus livros e cadernos e peguem seu lápis,” diz a professora. “Faremos a prova de ortografia desta semana.” Joãozinho começou a sentir um frio na barriga. Ele sabia que a prova ia ser hoje, mas ficou assistindo televisão a tarde inteira em vez de estudar e consequentemente não estava pronto para fazer a prova. Quando começou a prova, Joãozinho olhou ao seu redor e percebeu que podia ver a prova da Sarita. “Acho que não terá nenhum problema se eu colar da Sarita somente dessa vez.” Joãozinho pensou: “Prometo que não voltarei a fazer isso e ninguém ficará sabendo”.

Todos nós enfrentamos tentações, não é?

Você quer saber o que devemos fazer quando o Inimigo nos tenta? Leia a Palavrinha de Deus:

“Saindo dali, o Espírito Santo levou Jesus para passar 40 dias no deserto. Ele jejuou todo esse tempo e depois teve fome. O demônio (a antiga serpente, aquela que convenceu Adão e Eva a desobedecer a Deus no Paraíso) apareceu para tentar convencer Jesus a adorá-lo e também a querer riqueza e poder.“Para trás, satanás, pois está escrito: adorarás ao Senhor teu Deus e só a Ele servirás”. Em seguida o demônio foi embora e os anjos aproximaram-se de Jesus para servi-lo.”

Ei! Espere um minutinho, isso significa que Jesus foi tentado pelo Inimigo como nós somos? Sim, ele foi. A Bíblia nos diz que, uma vez Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo para o deserto onde foi tentado pelo Inimigo durante quarenta dias. Você sabe o que Jesus fez quando o Inimigo o tentou? Ele respondeu-lhe com a Escritura!

Jesus não tinha nada para comer durante quarenta dias. Satanás sabia que ele estava com fome, então disse a ele: "Se você é realmente o Filho de Deus, transforme estas pedras em pão."
Jesus podia facilmente ter feito o que Satanás sugeriu, mas ele não o fez. Em vez disso, ele respondeu: "Está escrito: 'O homem não vive só de pão".
Então o Inimigo levou Jesus a um lugar alto e mostrou-lhe os reinos terrenos abaixo. Ele disse: "Tudo isto me pertence. Se você se curvar e adorar-me, eu darei a você".
Jesus respondeu: "Está escrito: 'Adore o Senhor, teu Deus e só a ele."
Em seguida, o Inimigo levou Jesus a Jerusalém, levou-o até o ponto mais alto do templo. Ele disse a Jesus: "Se és o Filho de Deus, atira-te daqui para baixo. Deus enviará seus anjos para resgatá-lo."
Novamente, Jesus citou as Escrituras: "Não tentarás o Senhor teu Deus, colocando-o à prova."
Você sabe o que fez o Inimigo? Ele desistiu! Ele disse: "Eu vou voltar e tentar outro dia."
A próxima vez que o Inimigo tentar você a fazer algo de errado, olhe na Bíblia e veja o que ela diz. Então... Faça o que Jesus fez: responda a Satanás com a Escritura!

PARTILHA:  Peça para as crianças falarem sobre as tentações que elas sofrem e como fazem para enfrentá-las. Depois você pode distribuir as balas, pirulitos ou bombons.

BRINCADEIRAS E ATIVIDADES:
Amarelinha - O Inimigo viu que não poderia vencer e foi embora. E Jesus ficou muito feliz, pois conseguiu resistir à todas as tentações. Assim como Jesus, devemos ser firmes e corajosos diante de coisas que tentam nos fazer cair. Podemos ter a certeza de que Deus se agradará de nós se formos obedientes e soubermos dizer NÃO para tudo aquilo que nos faz mal.

Desenhe uma amarelinha no chão e em 3 casas aleatórias desenhe ou escreva “Pão”, “Anjos” e “Coroa” . As crianças vão brincar evitando pular nas casas onde tem os desenhos.



3 comentários:

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!