23 de fev. de 2015

Você é especial

Vídeo e música para o Dia das Mães
Do CD "Você é Especial" - Luciana Antunes e os Pequeninos
Canção Nova / DAVI


20 de fev. de 2015

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2015

 Terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Boletim da Santa Sé

“Fortalecei os vossos corações” (Tg 5, 8)

Amados irmãos e irmãs,

Tempo de renovação para a Igreja, para as comunidades e para cada um dos fiéis, a Quaresma é sobretudo um «tempo favorável» de graça (cf. 2 Cor 6, 2). Deus nada nos pede, que antes não no-lo tenha dado: «Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro» (1 Jo 4, 19). Ele não nos olha com indiferença; pelo contrário, tem a peito cada um de nós, conhece-nos pelo nome, cuida de nós e vai à nossa procura, quando O deixamos. Interessa-Se por cada um de nós; o seu amor impede-Lhe de ficar indiferente perante aquilo que nos acontece. Coisa diversa se passa connosco! Quando estamos bem e comodamente instalados, esquecemo-nos certamente dos outros (isto, Deus Pai nunca o faz!), não nos interessam os seus problemas, nem as tribulações e injustiças que sofrem; e, assim, o nosso coração cai na indiferença: encontrando-me relativamente bem e confortável, esqueço-me dos que não estão bem! Hoje, esta atitude egoísta de indiferença atingiu uma dimensão mundial tal que podemos falar de uma globalização da indiferença. Trata-se de um mal-estar que temos obrigação, como cristãos, de enfrentar.

Quando o povo de Deus se converte ao seu amor, encontra resposta para as questões que a história continuamente nos coloca. E um dos desafios mais urgentes, sobre o qual me quero deter nesta Mensagem, é o da globalização da indiferença.

Dado que a indiferença para com o próximo e para com Deus é uma tentação real também para nós, cristãos, temos necessidade de ouvir, em cada Quaresma, o brado dos profetas que levantam a voz para nos despertar.

11 de fev. de 2015

Caixinha de Oração - Correio de Maria

No GOC Bom Pastor as orações são deixadas no Correio de Maria!
Correio de Maria? Sim. De Maria. Porque ela é nossa intercessora, como nas Bodas de Caná. 

Maria está juntinho de Jesus, falando com Ele sobre cada um de nós.
O que é o Correio de Maria? Uma caixinha para as crianças depositarem seus pedidos de oração.

No Correio de Maria, temos confiança que nossos pedidos serão entregues porque Nossa Senhora os leva até Jesus, e pela sua poderosa Intercessão, Ele nos concederá!

Fiz para o meu grupinho com uma caixa de sapato:



10 de fev. de 2015

Álbum do Querigma

Este é o álbum do querigma que falamos nas atividades para o carnaval. Quem enviou as fotos foi a Elaine Almeida, de S. José dos Campos/SP


MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO

Pessoal, pra quem tá perguntando sobre as regiões da MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO, acho que as regiões ficaram divididas assim:
Norte = Norte
Sul = Sul
Leste = Nordeste
Oeste = Sudeste e Centro-Oeste

O IMPORTANTE É QUE NÃO DEIXEMOS DE FAZER A INTERCESSÃO.

9 de fev. de 2015

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO - FEVEREIRO 2015

Que bom que já iniciamos a todo vapor esse ano de 2015!
Gostaria de partilhar com vocês que a ideia de iniciarmos rezando o terço do Espírito Santo, foi uma benção. Tivemos alguns testemunhos relacionados a isso e logo em seguida, quando o ENF aconteceu, nossa amada coordenadora Kátia fez o compromisso que a RCC do Brasil iria interceder pela canonização da Beata Elena Guerra. Deus é bom! E o Espírito Santo age em nós. Por isso rezemos com fé. Intercedamos com confiança pois veremos muitas bênçãos e milagres neste ano. “Se vivemos pelo Espírito andemos de acordo com Espírito” Gl 5, 25.

Vamos iniciar nossa intercessão fazendo a oração do Rosário ao Espírito Santo clamando pelos dons e carismas do Espírito de Deus que Ele venha nos inundar com sua graça e seu amor.

ATENÇÃO: Neste mês todos rezaremos em bloco divididos por regiões.
Norte - 3:00
Sul  - 6:00
Leste - 15:00
Oeste - 18:00

Segue abaixo a indicação de como rezar o Rosário ao Espírito Santo: 

Início: Vinde ó Deus em meu auxílio. Socorrei-me sem demora. – Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos do séculos. Amém.
Em cada mistério: Pede-se um Dom do Espírito (contas grandes que correspondem ao Pai-Nosso do rosário mariano. Os pedidos se encontram abaixo).
Repete-se 7 vezes: – Pai Santo, no nome de Jesus, manda o teu Espírito para renovar o mundo! (Contas pequenas que correspondem as Ave-Marias).
Conclui-se com: Ó Maria, que por obra do Espírito Santo, concebestes o Salvador, roga por nós!
1. Vem, ó Espírito de Sabedoria, desapega-nos das coisas da terra e infunde em nós o amor e o gosto pelas coisas do céu. – Pai Santo…
2. Vem, ó Espírito de Inteligência, ilumina a nossa mente com a luz da Tua Eterna verdade e a enriquece de santos pensamentos. – Pai Santo…
3. Vem, ó Espírito de Conselho, faz-nos dóceis às tuas inspirações e guia-nos na via da salvação. – Pai Santo…
4. Vem, ó Espírito de Fortaleza, e dá-nos a força, constância e vitória nas batalhas contra nossos inimigos espirituais. – Pai Santo…
5. Vem, ó Espírito de Ciência, seja o mestre de nossas almas e ajuda-nos a colocar em prática os seus ensinamentos. – Pai Santo…
6. Vem, ó Espírito de Piedade, vem habitar nos nossos corações para possuir e santificar todos os nossos afetos. – Pai Santo…
7. Vem, ó Espírito de Santo Temor de Deus, reina sobre a nossa vontade e faz que sejamos sempre dispostos a sofrer todos os males, antes que pecar. Pai Santo…
Invocação a Maria
Ó puríssima Virgem Maria, que em tua Imaculada Conceição, foste constituída pelo Espírito Santo em tabernáculo eleito da Divindade. Roga por nós:
R.: Para que o Paráclito venha logo a renovar a face da terra.  Ave Maria…
Ó Puríssima Virgem Maria, que no Mistério da Encarnação foste constituída verdadeiramente Mãe de Deus. Roga por nós:
R.: Para que o Paráclito… Ave Maria…
Ó Puríssima Virgem Maria que perseverando em oração no Cenáculo com os apóstolos, foste abundantemente inflamada pelo Espírito Santo. Roga por nós:
R.: Para que o Paráclito… Ave Maria…
Oração final
Venha sobre nós o teu Espírito Senhor, transforme-nos interiormente com teus dons: criai em nós um novo coração, para que, possamos agradar-te e conformar-nos à tua santa vontade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

SUGESTÃO DE GRUPO DE ORAÇÃO COM CRIANÇAS

ESPÍRITO SANTO E SUA FUNÇÃO.

ACOLHIDA: Acolha as crianças com amor e alegria. Reze um pai nosso e uma Ave- Maria gesticulado.

PREGAÇÃO: Boa noite! Como vão vocês? Vocês estão felizes? Muito bem. Tenho uma pergunta para fazer: quem aqui sabe o que quer ser quando crescer? (deixe que respondam e falem o por que da escolha). Vamos lá. Todas as coisas e as pessoas tem uma função no mundo e precisam cumprir essa função. O médico (mostrar imagem) qual sua função? Tratar os doentes, levar a cura. O professor? Ensinar. O lixeiro? Esse tem a função importante de retirar o lixo para manter a cidade limpa e longe de doenças. Qual a função do fósforo? Produzir fogo. Essa é difícil, quem sabe a função de uma flor? Perfumar o ambiente, dar comida as abelhas e outros insetos... Então vocês concordam comigo tudo tem função?
Bom, vocês estão numa novena sobre o Espírito Santo de Deus e já aprenderam que nós o recebemos no nosso batismo, que ele é a terceira pessoa da Santíssima Trindade e agora vamos entender qual é a função do Espírito Santo. Quem sabe me responder? (deixa eles falarem vai acolhendo o que for certo e errado pra ter uma noção do que suas crianças realmente sabem) (prepare frases com a parte principal da função e ilustre as outras partes com figuras ou dinâmicas)
Função número 01: Transformar nosso coração (dinâmica da pedra) Quando nascemos ganhamos de Deus um coração manso e humilde, mas, vamos crescendo e deixamos nosso coração ficar duro, rancoroso, triste...
Função 02: prepara a igreja para receber Jesus. Assim como uma noiva que espera pelo noivo, se arruma, se perfuma, assim somos nós a espera de Jesus. Devemos nos lavar do pecado, limpar nosso coração, deixar o espírito de Deus exalar o perfume de Deus em nós. Só assim somos capazes de declarar que Jesus Cristo é o Senhor.
Função 03: nos conduzir ao céu. O Espírito santo age em nós para que nós sigamos os passos de Cristo Jesus. Sem ele não temos certeza do que é certo e errado e ficamos perdidos pelo caminho.
O Espírito Santo infunde em nós dons especiais e oferecemos frutos de amor, paz, alegria, mansidão.... sua ação em nós é para ser percebida, tem que refletir em nosso olhar e em nossa vida, assim como todos que viam Maria percebiam nela o Espírito de Deus. Nosso corpo precisa ser testemunha do Espírito que habita em nós. A sombra de Pedro curava(atos 5,15) pois ele estava cheio do Espírito de Deus. E nós o que temos feito com o Espírito que habita em nós?

LOUVOR: Fazer um louvor pela ação do Espírito Santo em nós. Conduza as crianças a louvarem o Espírito Santo pelo que Ele faz em cada uma delas. Prepare um cartaz com um desenho que represente o Espírito Santo e espaços em branco. A medida que as crianças forem louvando vá escrevendo no cartaz . Ao final reflita com elas tudo o que elas falaram do Espírito Santo. Exemplo de louvor para o Espírito Santo: Eu te louvo Espírito Santo porque me dá a paz. Eu te louvo Espírito Santo porque me ajuda a escolher as coisas certas....

ATIVIDADES: Colorir o menino e em seguida o FOGUINHO do Espírito Santo. Vá conversando com as crianças lembrando que elas também tem o foguinho dentro delas.


Daniela Pereira Lopes - Ministério para Crianças RCC Minas Gerais

Requisitos para ser um Evangelizador Infantil

FONTE: APOSTILA MINISTÉRIO PARA CRIANÇAS
Hyde Flávia L. M. Dias e Myles Alexander de A. Elias

Vamos refletir sobre o Evangelizador Infantil?!

Há alguns requisitos para que desempenhemos nossa missão, que é levar as crianças à experiência do amor de Deus e ao batismo no Espírito Santo, com eficácia:
Sugiro que você leia os documentos (estão todos com link, é só clicar sobre a palavra) e as passagens bíblicas para melhor reflexão. 


Requisitos de Ordem Humana:

- Que seja sensato, equilibrado emocionalmente, de vida regular;
- Que seja prudente (Apostolicam Actuositatem 29);
- Que não seja alienado da realidade (Puebla 35 ao 50);
- Que tenha bom senso e seja perseverante (Mateus 10, 20);
- Paciente (1 Coríntios 12, 11-13). A paciência é o distintivo do Formador e onde falta paciência é porque não está havendo amor.

Requisitos de Ordem Espiritual:

- Amor (1 João 3, 16; Evangelii Nutiandi 79, 1 Coríntios 13)
- Intimidade com Deus - Oração pessoal, conhecimento de Deus
- Ancião - que seja maduro na fé - que não seja neo-convertido
- Desprendido de bens materiais (Marcos 10, 17.27)
- Não busca seus próprios interesses (Catechesi Tradendae 6; Evangelii Nutiandi 32; 1 Coríntios 10, 24)
- Usa de verdade (Evangelii Nutiandi 78)
- Busca estar cheio do Espírito Santo (Efésios 5, 18ss)
- Tem visão e responsabilidade (2 Timóteo 2, 1ss)
- Não seja dado a improvisações (Catechesi Tradendae 17)
- Seja convertido verdadeiramente (Puebla 437)
- Tenha espírito de servo, como André e Ananias (João 1, 40ss e Atos 9)
- Tenha vida exemplar (Ad Gentes 11 e 11 Coríntios 3, 1-3)
- Vida familiar saudável e evangelizadora ( 1 Timóteo 5, 8)
- Seja alegre (Números 8, 9-10; João 16, 24
- Tenha unção e fervor (Evangelii Nutiandi 80 e João 2, 16-24)
- Seja integrado à comunidade (Atos 3, 14 -20)
- Reto, justo (Mateus 5, 20)
- Sinta chamado
- Obediente (Filipenses 2, 5ss)
- Perdoa e não discrimina (Eclesiástico 28, 1-6; Puebla 205)
- Dá testemunho, que é testemunha (Evangelii Nutiandi 76)

Requisitos para o Ministério

- Que esteja vivendo o que está pregando Evangelii Nutiandi 26 e 39)
- Fé contagiante e não apenas crença (Tiago 2, 19)
- Dedicado (Catechesi Tradendae62)
- Que estuda, lê e aprofunda (Catechesi Tradendae 49)
- Criativo
- Goste de crianças

4 de fev. de 2015

Um envelope muito fofo pro Dia das Mães!







Uma ideia muito boa pra lembrancinha

Com papel color set, fita dupla face, cola, tesoura, papel crepom ou seda e fitilho dá pra fazer uma linda lembrancinha pra Páscoa (Colando um imagem de Jesus ressuscitado!), dia das crianças ou qualquer outra data! As imagens são auto explicativas:



3 de fev. de 2015

Como explicar o sacramento da Confissão às crianças?

O livro do Gênesis, no capítulo 3, é muito claro ao dizer que o pecado e a morte entraram no mundo por meio da escolha errada de Adão e Eva de desobedecer uma ordem de Deus.

Isso dá a oportunidade de explicar às crianças que, através desse pecado, todo tipo de coisas feias associadas ao pecado entraram no mundo, e que todos os seres humanos no futuro se viram afetados por este pecado e suas consequências.

Em outras palavras, o pecado é quando agimos como nosso próprio deus ao invés de deixar que Deus seja nosso Senhor. As crianças entendem bem que o pecado traz sofrimentos.

É importante salientar que o pecado é algo além da questão de um mau comportamento. Que entendam que o pecado vem do coração (Mt 15, 18-19). Ou seja, que o pecado, mais que uma ação específica, é uma atitude do coração que dá lugar a esta ação.

1 de fev. de 2015

CAMISETA TEMA 2015


Valor: R$ 30,00 (adulto)
R$ 27,00 (infantil - tamanho 04 a 14)


COMO COMPRAR:

*Envie um e-mail para: paula_generoso@yahoo.com.br, informando a quantidade e tamanhos que você deseja adquirir.Informe o seu CEP para que a taxa de entrega seja calculada (frete).

*A forma de pagamento é através de depósito bancário, na Caixa Econômica Federal.

*Confirmado pedido, prazo para entrega, forma de envio através de PAC (encomenda comum) ou SEDEX (mais rápido, porém mais caro) e pagamento, sua encomenda tem um prazo de até 15 dias para ser confeccionada, então enviarei o código para que você possa rastrear o seu pedido no site dos Correios.

*Se o pagamento não for efetuado em até 10 dias após o pedido, automaticamente a encomenda será CANCELADA.

*As encomendas só serão enviadas após confirmação do pagamento.

Até 5 camisetas o Correio cobra o mesmo valor de 1. Então veja se tem mais alguém na sua cidade que queira e vocês dividem essa despesa.