18 de nov. de 2015

Presépio Espiritual

Esse presépio tem uma pequena oração e propósito para fazer a cada dia desde o dia 1º ao dia 24 de dezembro e assim preparar nosso coração pra chegada do Menino Jesus.



1 de dezembro – o estábulo
Frequentemente, durante o dia, ofereça o seu coração ao Menino Jesus. Peça-Lhe para fazer dele a Sua casa. 
– Querido Jesus, tomai o meu coração e fazei-o manso e puro.

P. S.- Todos nós somos pecadores. A beata Alexandrina de Balazar, como todos nós, pecava todos os dias. Quando acordava, sentia que Jesus, ao entrar no seu coração, ao vê-lo todo desarrumado devido aos pecados cometidos no dia anterior, o arrumava, e ela ouvia o barulho fruto dessa arrumação que Jesus fazia diariamente.

2 de dezembro – o telhado

Procure que o telhado do estábulo esteja em boas condições, para que o Menino Jesus esteja protegido da chuva e da neve. Fareis isto evitando cuidadosamente qualquer pecado contra a caridade. 
– Jesus ensine-me a amar o meu próximo como a mim mesmo(a).

3 de dezembro - fendas

Tape cuidadosamente todas as fendas nas paredes do estábulo, para que o vento e o frio não entrem lá. Guarde os seus sentidos contra as tentações. Guarde especialmente os seus ouvidos contra as conversas pecaminosas. 
– Jesus ensine-me a manter as tentações fora do meu coração.

4 de dezembro – teias de aranha

Limpe as teias de aranha do seu presépio espiritual. Tire cuidadosamente do seu coração qualquer desejo excessivo de ser louvado(a). Renove hoje esta intenção pelo menos 3 vezes.
– Meu Jesus, quero agradar-Vos em tudo o que hoje fizer.

5 de dezembro – a vedação

Construa uma vedação à volta da manjedoura do seu coração mantendo uma vigilância apertada sobre os olhos, especialmente na oração. 
– Meu Jesus, quero ver-Vos.

6 de dezembro – a manjedoura
Arranje o canto melhor e mais quente do seu coração para manjedoura de Jesus. Consegui-lo-á abstendo-se do que gostar mais na linha do conforto e do divertimento. 
 Maria, usai estes sacrifícios para preparar o meu coração para receber Jesus na Sagrada Comunhão.

7 de dezembro – o feno

Forneça feno à manjedoura do seu coração, dominando todos os sentimentos de orgulho, zanga ou inveja. 
– Jesus ensine-me a conhecer e a corrigir os meus maiores pecados.

8 de dezembro – palha macia

Forneça também palha macia à sua manjedoura fazendo pequenos atos de mortificação como suportar o frio sem se queixar, sentar-se e ficar direito(a), não cruzar as pernas. 
– Querido Jesus, que sofrestes tanto por mim, 
permite que eu sofra por Vosso amor.

9 de dezembro - fraldas

Prepare-as para o Divino Menino pondo as mãos em oração quando rezar, e rezando lenta e pensativamente
- Jesus, permite que eu Vos ame cada vez mais.

10 de dezembro - cobertores

Forneça à sua manjedoura cobertores macios e quentes. Evite palavras ásperas e não se zangue. Seja amável e gentil para com todos. 
– Jesus ajude-me a ser manso(a) e humilde como Vós.

11 de dezembro - o combustível

Traga combustível para o presépio de Jesus. Desista da sua vontade própria: obedeça cuidadosa e prontamente aos seus superiores. 
- Jesus, que eu faça a Vossa Vontade em todas as coisas.

12 de dezembro – a água

Traga água fresca e limpa para o presépio. Evite toda a palavra que não seja verdadeira e todo o ato traiçoeiro. 
- Querida Maria, obtende-me a contrição dos meus pecados.

13 de dezembro - provisõesTraga um fornecimento de comida para o presépio. Prive-se de alguma comida nas horas da refeição ou de açúcar como um regalo. 
- Jesus, sede a minha força e o meu alimento.

14 de dezembro – a luz

Procure que o curral tenha luz suficiente. Seja limpo (a) e ordenado (a) na sua pessoa; mantenha tudo no seu lugar na sua sala. 
– Jesus, sede a vida e a luz da minha alma.

15 de dezembro – o fogo

Procure ter o presépio do seu coração aquecido por um fogo acolhedor. Seja grato (a) a Deus pelo amor que Ele nos mostrou em Se tornar homem. Seja grato (a) para com os seus pais e parentes. 
– Jesus, como posso devolver o Vosso amor? 
Como posso ser grato(a) para convosco?

16 de dezembro – o boi

Leve o boi para o presépio. Obedeça cuidadosamente e sem perguntar “por que”. 
– Obedecerei por Vosso amor, Jesus.

17 de dezembro – o burro

Traga o burro para o presépio. Ofereça ao Divino Menino a sua força física. Use-a ao serviço dos outros. 
– Jesus aceite o meu serviço de amor. Ofereço-o pelos que não Vos amam.

18 de dezembro - prendas

Reúna alguns presentes para o Divino Menino e Sua Mãe. Dê esmolas aos pobres e reze uma dezena extra do rosário. 
- Vinde, Jesus, aceitai as minhas prendas e tomai posse do meu coração.

19 de dezembro - cordeiros

Procure trazer alguns cordeirinhos, mansos e humildes de coração. 
– Jesus, Fazei o meu coração semelhante ao Vosso.

20 de dezembro - pastores

Convide os pastores a prestar homenagem ao nosso Rei recém-nascido Imite a sua vigilância, insista no seu discurso e nos seus pensamentos na ideia de que o Natal é importante porque Jesus nascerá novamente em si. 
– Jesus ensine-me a amar-Vos acima de todas as coisas.

21 de dezembro - a chave

Forneça uma chave ao estábulo para manter fora os ladrões. Tire do seu coração todo o pensamento pecaminoso, todo o juízo temerário. 
– Querido Jesus, fechai o meu coração a tudo o que Vos fira.

22 de dezembro - os anjos

Convide os anjos a adorar a Deus consigo. Obedeça cuidadosamente às inspirações do seu anjo da guarda e da sua consciência. 
– Santo Anjo da Guarda nunca permita que eu me esqueça 
que estais sempre comigo.

23 de dezembro - S. José

Acompanhe a dor de S. José ao ver fecharem-se-lhe as portas por seus irmãos e demais parentes e amigos em Belém, de onde ele era natural. Aprenda do seu silêncio e paciência a suportar recusas e desapontamentos Abra totalmente o seu coração e peça-lhe para entrar com a 
bem-aventurada Virgem Maria. 
– S. José, ajudai-me a preparar para um merecido Natal.

24 de dezembro -  a bem-aventurada Virgem Maria

Vá ao encontro da sua Bem-aventurada Mãe. Leve-A à manjedoura do seu coração e peça-Lhe que ponha nele o Divino Menino. Encurte as suas conversas e chamadas telefônicas e passe hoje mais tempo 
a pensar em Jesus, Maria e José. 
- Vinde, querido Jesus, vinde. 
 meu coração pertence-Vos.

Irmão João Manuel Félix Busaco


5 comentários:

  1. Que coisa mais linda esse "presépio espiritual"! Não somente para os pequenos,mas para todos nós podermos preparar nosso coração para ser uma boa morada a Jesus Menino.Deus seja louvado pelo Irmão Manuel Félix Busaco que ,muito inspirado pelo Espírito Santo,criou essa oração,e pela Tia Paula,que trouxe para nosso conhecimento,certamente também pela ação do Santo Espírito!Abraço fraterno!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito bom este presépio, estou partilhando a cada dia no whats com o grupo de catequistas.

    ResponderExcluir
  3. Ô tia, gostei demais, agora, mãos à obra.

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!