12 de jun. de 2015

Pregação: “Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito” Gl 5, 25


Hoje compartilhamos a pregação sobre o Tema da RCC desse ano, feita pela Tia Grazi, de Uberlândia/MG. Que possamos prepará-la com muito carinho e com o auxílio do Espírito Santo!

Pregação tema RCC 2015

Oi, crianças! Quem aqui é batizado diga eu! Tenho uma super notícia para vocês. Se você é batizado tem algo diferente em você. Você sabe o que é? Isso mesmo, é o Espírito Santo.  Nesse ano somos chamados a refletir o tema: “Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito” Gálatas 5, 25. Mas o que isso quer dizer?
Quem está vivo aqui diga eu! (EU). Estar vivo significa que nós temos vida, que nós respiramos, comemos, sentimos, estudamos, trabalhamos... Nós vivemos. Somos gente e todos os dias traçamos nossos caminhos (mostrar uma estrada). Esse caminho é o que fazemos todos os dias. Nós temos uma casa (colar uma casa na estrada) e nela vivemos com uma família. Nós vamos para a escola (colar uma escola) e nela estamos com outras pessoas, os papais e mamães vão para o seu trabalho (colar uma empresa ou algo que signifique trabalho) e lá também se encontram com outras pessoas… Viver é trilhar esse caminho. Mas a Palavra de Deus nos convida a vivermos de acordo com o Espírito Santo. Então como é que vamos fazer isso? Nós vamos deixar de ir à escola? Vamos deixar de estar em casa com nossa família ou de ir ao trabalho? Não. Viver de acordo com o Espírito Santo é O deixar dirigir nossas atitudes e nossas ações todos os dias. E como fazemos isso? Quando somos batizados o Espírito Santo de Deus faz morada em nosso coração. (Colar a figura de uma criança e em seu coração o Espírito Santo.) Ele fica ali e quando nós o deixamos agir, Ele nos guia, nos instrui, nos mostra o que devemos escolher. Por exemplo: quando estamos em casa e fazemos uma superarte e o pai ou a mãe pergunta quem fez aquilo? A primeira resposta é “não fui eu”! Mas, se deixarmos o Espírito Santo agir em nós com certeza nossa resposta será: “fui eu mamãe, me desculpe”. Porque o Espírito Santo vai nos impulsionar a dizer a verdade. Vamos ver o que mais é da obra do Espírito Santo? (Em uma caixa grande colocar palavras de vida no Espírito e na carne. Ir tirando as palavras uma a uma. A cada palavra levar as crianças a refletir sobre o que é e o que não é do Espírito Santo. A cada obra do Espírito pedir com eles e a cada obra da carne levar a renúncia).
Caridade – Ser bondoso com o coleguinha, dividir ao invés de querer só pra si. Isso é do Espírito Santo? Então vamos pedir: Faz-me caridoso Espírito Santo!
Temperança – É não ficar irritado com facilidade! É ter têmpera! Saber segurar os impulsos da raiva, da vontade de bater no coleguinha quando ele faz algo errado... Isso é do Espírito Santo? Então vamos pedir: Dá-me temperança Espírito Santo!
Alegria – É ter um espírito alegre mesmo diante das tribulações e dificuldades. Não é ficar rindo sem querer, mas é ter a certeza que após a dor vem a alegria. Isso é do Espírito Santo? Então vamos pedir: Faz-me alegre Espírito Santo!
Fidelidade – É ser fiel ao outro, às tarefas que precisam ser feitas, à família, a Deus, é não sair fofocando algo que o coleguinha partilhou, é não enganar a namorada, a esposa, ficando com outra pessoa, é não deixar de cumprir algo que lhe foi confiado… Isso é do Espírito Santo? Então vamos pedir: Faz-me fiel Espírito Santo!
Paz – É não querer brigas, é não querer injustiças... Não significa ficar parado, descansando… Significa querer o bem de todos! Então vamos pedir: Dá-me tua paz Espírito Santo!
Ódio – Querer e desejar o pior para os outros. Deixa um vazio e uma tristeza no nosso coração! Isso é do Espírito? Diga assim: Eu renuncio ao ódio!
Ciúmes – Ter ciúme do coleguinha quando ele conhece outro amigo (normalmente nessa hora você diz: tem que escolher ou ele ou eu!), da mamãe quando ela abraça outro filho (minha mãe gosta mais do meu irmão do que de mim, faz tudo pra ele e não faz pra mim), da pessoa que gosta quando ela está conversando com outra pessoa… Isso geralmente leva a brigas e mágoas! Será que isso é obra do Espírito Santo em nós? Então nós devemos ser ciumentos? Diga assim: Eu renuncio ao ciúme!
Inveja – Acha que tudo que o outro tem é melhor que o seu! O lápis dele é melhor e mais bonito que o seu… a casa dele é maior e melhor que a sua… o que o outro faz é melhor que você… o pior é que quando somos invejosos acabamos destruindo a vida do outro. Roubando o que ele tem pra nós, destruindo sua função, criando mentiras e conversas tolas para ver o outro cair. Será isso do Espírito Santo? Diga assim: Eu renuncio a inveja!
Fornicação e impurezas – Significa ficar buscando coisas obscenas, por exemplo: falar palavrões, contar piadas com palavras sujas e fatos sensuais, buscar na internet ou em revistas cenas de nudismo. Será que isso é do Espírito Santo? Diga assim: Eu renuncio a fornicação e as impurezas!
Idolatria e superstição – Colocar sua vida na mão de outras coisas como, por exemplo, do dinheiro. Tem gente que vive e pensa só no dinheiro. Tudo tem valor se tiver dinheiro e aí perdem o tempo com a família, esquecem-se do essencial para viver só no dinheiro. Ou ainda tem aqueles que colocam suas vidas sobre a proteção das estrelas, dos horóscopos, dos adivinhos de coisas que não tem sentido e esquecem-se de Jesus que morreu e ressuscitou por nós! Será que isso é do Espírito Santo? Diga assim: Eu renuncio a idolatria e as superstições!

Pois bem, agora já sabemos o que é viver pelo Espírito e o que não é viver pelo Espírito Santo. Então eu pergunto: Quem quer viver pelo Espírito Santo? Mas não é fácil, você vai ter que pedir a ajuda Dele todos os dias... Já bem cedinho, ao acordar você pode bater a mão no coração e dizer bom dia Espírito Santo, o que vamos fazer juntos hoje? Vamos começar pedindo que o Espírito Santo nos ajude a viver segundo a vontade de Deus?  Ponha a mão em seu coração e fale assim... (conduzir a oração pedindo para vivermos de acordo com o Espírito Santo).
Fotos do material da pregação:







Um comentário:

  1. A paz do Menino Jesus Tia, gostei muito da sua pregação, vamos ter o congressinho neste final de semana em Vilhena/RO

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!