6 de abr. de 2015

SUGESTÃO DE GRUPO DE ORAÇÃO COM CRIANÇAS - Páscoa

ACOLHIDA: Acolha as crianças com muita alegria, afinal, é Páscoa! Jesus está vivo no meio de nós!

ORAÇÃO INICIAL: Reze uma dezena do terço ou a Coroinha do Menino Jesus ou o terço querigmático ou ainda o terço bizantino da criança

ANIMAÇÃO: Cantar duas ou três músicas de louvor (músicas infantis pequenas, animadas com gestos) e finalizar com uma música de interiorização. Entre as músicas fazer pequenos comentários ou dinâmicas relacionadas ao tema do dia.

ORAÇÃO: 1º) Louvor a Deus pelo que Ele é e por Sua obra (lembre-se louvar não é só agradecer, é elogiar).
2º) Pedir que Jesus nos batize com o Espírito Santo (aqui podemos deixar as crianças orar em línguas)
3º) Silêncio para ouvir a voz de Deus
4º) Profecias (peça que as crianças falem o que elas estão sentindo ou o que veio à mente delas naquele momento)
5º) Resposta ao Senhor (louvar e agradecer pelo que Ele falou).

EVANGELHO: S. João 20, 1-18 Leia e medite na sua Bíblia, escute o que o Senhor que falar para as crianças. No dia do GOC leia na Bíblia infantil ou conte a história com suas palavras.

PREGAÇÃO: Crianças, como vocês podem ver, eu trouxe uma cesta de Páscoa. Em alguns países as crianças decoram ovos de verdade, pintando de diversas maneiras para depois presentear outras pessoas. Aqui no Brasil nós costumamos presentear com ovos de chocolate. Mas os ovos da minha cesta de Páscoa são muito especiais, porque cada um deles nos ensina o que realmente significa a Páscoa.
No primeiro ovo tem uma cruz. A cruz nos lembra que Jesus voluntariamente suportou carregar a cruz ao Calvário, para morrer pelos nossos pecados. Ninguém O obrigou a fazer isso; Ele fez porque sabia que era a única maneira de podermos ir pro céu. Deus nos amou tanto que enviou o Seu Filho único para que cada um de nós pudéssemos ter a vida eterna.


Dentro do segundo ovo tem três pregos. Eles lembram que Jesus foi pregado na cruz. Os pregos usados ​​para pregar Jesus na cruz não eram pequenos como estes. Eram muito grandes mesmo! Você pode imaginar a dor que Ele deve ter sofrido? Ele sofreu uma grande dor quando os pregos entraram em suas mãos e pés. Ele sofreu a dor de pagar o preço pelos nossos pecados.

Dentro do terceiro ovo tem uma pedra. A Bíblia nos diz que depois que Jesus morreu, colocaram seu corpo em um túmulo e fecharam com uma enorme pedra na entrada. Na manhã de domingo, duas mulheres foram ver o sepulcro, mas chegando lá a pedra tinha sido removida e o túmulo estava vazio. A pedra nos lembra que nem mesmo uma enorme pedra não pode manter Jesus no sepulcro.

O quarto ovo está vazio. A Bíblia nos diz que quando as duas mulheres entraram no túmulo ele estava vazio. Jesus não estava lá. A princípio, as mulheres pensaram que alguém tinha roubado o corpo de Jesus. Mas dentro do túmulo um anjo lhes disse: "Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde estava". O ovo vazio lembra que o túmulo de Jesus está vazio. Ele ressurgiu, como disse que faria.

Jesus foi crucificado, mas os pregos não conseguiram mantê-lo na cruz, nem a pedra pode mantê-lo no túmulo. Ele ressuscitou e vive no Céu com Deus Pai. A Bíblia nos diz que todo aquele que nele crê vai se encontrar com Ele e com Pai no Céu.

Agradeçamos a Deus que nos ama tanto, que enviou seu único Filho para morrer por nossos pecados. 
Somos gratos e felizes porque esta história não terminou com sua morte! Nós servimos um Senhor Salvador e Ressuscitado. Amém.

SUGESTÕES PARA ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

PARA COLORIR:
 

CAÇA AO TESOURO: Deixe as crianças procurarem diferentes objetos que possuem alguma relação com a ressurreição de Jesus, tais como pedra, pano, túmulo vazio, anjo, etc. Depois que as crianças encontrarem todos os itens, deixe que elas fiquem com o objeto e em seguida peça pra elas recontarem a história da ressurreição. 


Túmulo vazio: Dê a cada criança massinha de modelar na cor bege/marrom pra que elas façam um túmulo vazio. 

TESTEMUNHOS: Sugerimos orientar em três partes o testemunho para ficar mais clara a compreensão:
- como eu era antes de Cristo;
- como Jesus interveio, o fato em si; e
- como eu fiquei depois de Cristo.

Aniversariantes da semana:  Se houver, o dom da vida deve ser celebrado com muita alegria, gratidão e simplicidade.

Oração final:
- Oração de agradecimento através de gestos e palavras;
- Oração de intercessão por pessoas e pela missão;
- Oração de petição com imposição de mãos; e
- Oração rezada como Pai Nosso, Anjo da Guarda, Salve Rainha, etc.

Visuais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!