3 de mar. de 2015

Porque é importante que a criança participe de um Grupinho de Oração?

Porque é importante que a criança participe de um Grupinho de Oração?

Para louvar o Senhor
Diz a palavra de deus que “da boca dos pequeninos surgirá um louvor que confunde os adversários” (Sl 8,2). Louvar é elogiar. Temos dois motivos para elogiar a Deus: pelo que Ele é e pelo que Ele faz. Podemos louvar cantando, rezando um salmo, elogiando as três pessoas da Santíssima Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo), elogiando as coisas criadas e dizendo o tanto que elas são importantes na nossa vida. Aí então explicamos às crianças que no meio do louvor Deus habita e se comunica conosco.

Para ter uma experiência do batismo do Espírito Santo
Nossa Igreja foi inaugurada em Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado a todos. Sabemos bem como isto aconteceu em Atos dos Apóstolos, nos capítulos 1 e 2. Antes do Batismo, os discípulos eram medrosos, sem força, mas depois que Jesus soprou o Espírito Santo, eles se tornaram testemunhas e pregaram o Evangelho a todas as criaturas. Como uma bola de soprar que foi feita para enfeitar, brincar, alegrar, mas se estiver vazia não faz nada disto, assim também o cristão que nasceu para amar, perdoar, servir, sem o Espírito Santo é uma bola de soprar murcha, não serve para nada. No Grupinho de Oração podemos experimentar e nos encher cada vez mais desta presença de Deus.

Para ser evangelizada querigmaticamente
Querigma é anunciar a pessoa de Deus Pai, Filho e Espírito Santo a todos, que ao mergulhar na experiência do Amor de Deus Pai se descobrirão pecadores. Ao aceitarem com fé, Jesus como Salvador pessoal serão provocados a uma mudança de vida e livres de todo mal se deixarão conduzir pelo Espírito Santo que nos foi dado para viver em comunidade. Este anúncio (Querigma) faz toda diferença na vida das pessoas e define onde passar a eternidade. Cada reunião do Grupinho de Oração é uma manifestação da salvação de Deus.

Para construir a comunidade cristã
O plano de Deus é que vivamos o amor, o servir uns aos outros. Unidos em oração, na partilha, nos ensinamentos dos apóstolos e na fração do pão viveremos o Reino de Deus aqui na terra. Isto é realizar o que rezamos na oração do Pai-Nosso quando pedimos “venha a nós o vosso reino”.

Informações importantes para Servos


1 – Introdução
Como o de adulto, o GOC contém núcleo de serviço – servos que passaram pela experiência do batismo no Espírito Santo e são testemunhas desta graça junto aos pequeninos. O coordenador do núcleo de serviço do GOC deve pertencer ao núcleo de serviço do grupo de adulto para discernimento, programação e unidade. Na reunião de oração, o ministério para crianças deve organizar quatro espaços:
Espaço 1 – Os papais e bebês de até 4 anos tem a sua disposição um fraldário, colchonetes e carrinhos.
Espaço 2 – Haverá um cercadinho para os bebês. Os servos do ministério para crianças irão organizar este espaço seguro e limpo onde os pais cuidarão de seus filhos ( trocar, alimentar), cabendo aos servos do ministério a função de evangelizar as crianças do cercadinho contando histórias ( com fotos e fantoches), brincando de roda, dando atividades de desenho e pintura conforme o tema desenvolvido. Tudo isto feito com descrição e ordem para não tirar a atenção das pregações, pois estes dois espaços acontecem dentro do ambiente do GO adulto.
Espaço 3 – As crianças acima de 4 anos se sentem seguras para acompanharem o evangelizador em um ambiente preparado, seguro, limpo, com água e banheiros, onde serão realizados os trabalhos de evangelização
Espaço 4 – Os adolescentes terão atividades específicas, como a evangelização focada na partilha da Palavra e a formação de equipes de teatro, música, animação, acolhida, promoção humana, entre outros. Eles podem até partilhar o espaço 3, participando do mesmo louvor com os menores, mas precisam de atividades apropriadas num segundo momento.
Grupos de Perseverança
As crianças que foram evangelizadas devem ser conduzidas aos grupos de perseverança para crescerem na doutrina, na fraternidade, na participação na Eucaristia e na vida de oração, de onde sairão os servos que serão formados para assumirem serviços necessários ao GOC como: pregadores, intercessores, servos da equipe de cura e libertação, entre outros ministérios.

2 – Coordenador do Grupo de Oração de Crianças
Cada grupo de oração de crianças deve ter um coordenador adulto que, junto com o núcleo de serviço ( formado por crianças e adultos), num trabalho conjunto e responsável, organizam e fazem acontecer todas as atividades necessárias. Além de todos os requisitos dos líderes de um GO (veja apostila nº 3 – Grupo de Oração), o coordenador do GOC deve ter o chamado para trabalhar com crianças.

3 – Núcleo de Serviço
O núcleo de serviço planeja, avalia, acompanha, assiste o evangelizador e a criança e se reúne em dias separados (veja apostila nº 3 – Grupo de Oração). O ministério pra crianças para não correr o risco de avaliar o programada sem perceber a graça derramada, avalia questionando: o encontro lembrou um presépio? Mesmo que “o que foi feito” saiu como planejado, se o “como foi feito” não passou amor e vida é porque faltou algo.
3.1 Crianças evangelizadoras
Partindo do principio de que a criança é capaz de receber e transmitir a fé, o ministério vê a criança como um agente transformador de sua realidade. Portanto, todos os temas do Querigma deverão se transformar em brinquedos, jogos, cantigas de rodas e adequar a linguagem a idade para que a criança possa usar na evangelização de seus familiares e amigos, fixando os temas abordados. O lema é “o que escuto eu me esqueço, o que vejo me lembro, o que faço eu sei”. Assim cada pregação será acompanhada de oficinas nas quais as crianças produzirão o material de evangelização. O ministério para crianças já possui livros, apostilas, músicas para este enfim, facilitando no exercício das atividades.

4 – Ministérios no GOC
O grupo de oração de crianças é de crianças e para criança. Adultos poderão e deverão ocupar o espaço de pregadores, animadores, músicos, mas sabendo que estes lugares pertencem as crianças. Os trabalhos com adolescentes a partir do estudo da Palavra devem formar servos e a medida que equipes vão sendo formadas passarão a ocupar estes espaços, inclusive o de formadores. Preparadas, essas crianças serão conduzidas naturalmente a servirem no GO adulto e na comunidade.

5 – A Reunião de Oração ( Dia do Grupo de Oração com as crianças )
A reunião de oração do GOC, além de todas as instruções próprias do GO (veja apostila nº 3 – Grupo de Oração) deverá priorizar:
Acolhida: através de ambiente adequado e preparado com as cores do Querigma, das roupas dos servos alegres e coloridas, de personagens bíblicos ou símbolos do tema a ser trabalhado. O abraço, o chamar a criança pelo nome e o elogio não podem faltar.
Despertar para a oração: orientamos num primeiro momento ensinar as orações Ave-Maria, Pai Nosso, Credo, Santo Anjo, cada dia um mistério do terço.
Louvor: com música (evitar ao máximo músicas de adultos ou jovens), louvor criativo: louvar a pessoa de Deus Pai, em seguida louvor a pessoa de Deus Filho e de Deus Espírito Santo, louvor a partir de um salmo, do alfabeto (louvor por algo começando com a letra mostrada), louvor pelo que Deus é e louvor pelo que Deus faz ( realçando assim a diferenciação entre o louvor e o agradecimento).
Oração: É importante o momento de oração colocando as crianças na presença de Deus, o silêncio, a escuta, momento da efusão do Espírito Santo que precedem a proclamação da Palavra de Deus.
Pregação: a pregação querigmática deve ser dinâmica, simples e eficaz usando as cores e símbolos como orienta a apostila do Ministério para as crianças. Seguem as oficinas onde as crianças farão a partilha da Palavra e fabricarão os brinquedos ou o material de evangelização.
Oração final: os pedidos e agradecimentos espontâneos, vamos celebrar a vida dos aniversariantes e finalizar com os avisos que devem ser claros e rápidos.

Fonte: Boletim Informação Grupo de Oração Eu Participo – nº 23 – Ano 5 – Novembro/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!