31 de out. de 2014

CUIDADO COM AS PALAVRAS!



Você vai precisar de:
- 4 potes iguais
- Cebola
- Limão
- Papel picado
- Balas (Suficiente para todas as crianças)

Coloque cada item em um pote e feche.
Pergunte às crianças:
"O que será que eu tenho aqui?"
Assim você usa a curiosidade delas a seu favor e elas lhe darão toda atenção

Comece a falar sobre o assunto:

16 de out. de 2014

Um milhão de crianças rezando o Rosário

Conheça a campanha: “Um milhão de crianças rezando o Rosário pela união e a paz”.
Um milhão de crianças rezando o RosárioO Conselho Nacional dos Leigos da Venezuela (CNL) realizará, entre nos dias 17, 18 e 19 de Outubro de 2014, mais uma edição da campanha “Um milhão de crianças rezando o Rosário pela união e a paz”1. Trata-se de uma campanha anual, que este ano tem como lema a frase do Papa Francisco: “Levemos Deus ao mundo e o mundo a Deus”2, que ilumina esta jornada de oração. O Conselho Nacional dos Leigos na Venezuela é a organização da Igreja, criada pela Conferência Episcopal Venezuelana, responsável pelo programa “Um milhão de crianças rezando o Rosário pela união e a paz”. Este é um projeto de oração e de evangelização, que incentiva as crianças a se comunicarem com Deus, para aprofundar a fé, adorar, agradecer, pedir perdão pelos próprios pecados, dizer suas necessidades e pedir o Seu auxílio.
O objetivo desta campanha anual é incentivar as crianças e os jovens a rezarem o Terço e, dessa forma, aumentar a devoção e a proximidade com a Santíssima Virgem Maria. Além disso, a campanha visa promover a solidariedade fraterna através da oração, especialmente pelos mais necessitados. Neste ano, somos convidados a unir-nos nesta jornada de oração do Rosário, que se realizará dia 17 nos colégios; dia 18 nas paróquias; e dia 19 em família. Incentivemos as crianças a rezar o Rosário nestes dias, mas também a adquirir o hábito de rezar esta oração mariana todos os dias.

Fanpage

Você que tem conta no Facebook, já curtiu minha página?


Então curte!


14 de out. de 2014

Formação em Campinas/SP

Dia 01 de novembro estarei fazendo uma formação em Campinas. Quem quiser participar pode fazer a inscrição na hora, será na Comunidade Jesus te ama com início às 8h e término às 18h. Levar lanche comunitário. Informações com Andrea Alves Reis.
ATENÇÃO!!! QUEM FOR DEVERÁ LEVAR:
- Bíblia, caderno e caneta
- Garrafa pet 600ml (quantas puder)
- Lápis de cor
- Tesoura
- Cola
- 1 folha de E.V.A. (amarelo, preto, vermelho, verde, branco ou azul)
- Brinquedo
(Todo esse material será usado na formação e devolvido no final)



13 de out. de 2014

Semana das Crianças: Evangelização através das Idades

Evangelizadores, pais, cuidadores, normalmente apresentam dificuldades relacionadas à idade correta de iniciar a evangelização. Para discorrer sobre este assunto, utilizaremos o material produzido por Hyde Flávia, coordenadora Nacional do Ministério para Crianças,Querigma das Idades lançado pela Editora RCCBRASIL.
Segundo a autora, não existe uma idade correta para começar a evangelização. A Igreja Católica, na cerimônia do Matrimônio, reza pedindo a Deus que abençoe os filhos que nascerem daquela união. Ao dizer o sim, o casal diz sim ao plano de Amor de Deus, um reino de paz, alegria, fidelidade, e bondade. Momento em que rezamos por esta família, pedindo a Deus que manifeste seu Amor “livrando-nos de todos os males” e que “venha a nós o vosso Reino”, assim sendo, estamos preparando um terreno fértil onde Deus poderá plantar muito amor.

10 de out. de 2014

Semana das Crianças: Brincadeiras a serviço da evangelização

 Quando falamos de dinâmicas nos reportamos ao brincar. A brincadeira ocorre primeiramente no plano da imaginação, entretanto para que isto aconteça é preciso apropriar-se de elementos da realidade atribuindo significados. Isto ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. A brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade vivenciada anteriormente.
Quando brinca, a criança recria e repensa a sua realidade e ou ações “acontecidas” sabendo que estão brincando. Por meio das brincadeiras, podemos observar e constituir uma visão total da criança, de suas individualidades, assim como a utilização de recursos afetivos e sociais utilizados pela criança. Através do brincar e com o auxílio do evangelizador, a criança elabora de forma pessoal e independente, suas emoções, sentimentos, conhecimentos e regras sociais.
Segundo Elias (2008, Módulo Serviço Apostila: Ministério para as Crianças): "O brincar é uma atividade que deve ser levado a sério. O brincar está para a criança assim como a fala está para o adulto. O brincar é meio eficaz para a estruturação do conhecimento, da afetividade, e da espiritualidade do ser humano. Todas estas dimensões são existentes na criança, o que deve nos levar à consciência de que a infância não é uma lacuna no processo de desenvolvimento.” (Elias 2008, p.37)
Segundo o autor, brincar é uma forma de a criança contar algo de seu mundo interior. Devemos com sensibilidade observar, escutar e decodificar, para inferir nas dificuldades emocionais e de socialização apresentadas pela criança, pois brincar é um meio que a criança utiliza de recursos internos e externos, construindo consciência do mundo que o cerca. É uma atividade que transporta tudo que há em sua volta para a fantasia, portanto não é um passatempo.

9 de out. de 2014

Semana das Crianças: Como organizar o Ministério para Crianças?

O Ministério para Crianças acontece a partir do Grupo de Oração para Crianças (GOC). A coordenação do GOC deve estar em unidade com a coordenação do GO de adultos e com a coordenação do Ministério diocesana, estadual e nacional, facilitando assim a orientação, formação e realização de projetos.
Para servir no Ministério para as Crianças só é necessário se sentir chamado. Informações sobre a estrutura do GOC, a evangelização, o evangelizador, a criança e material de apoio já estão disponíveis na Apostila 1 do Módulo Básico do Ministério para Crianças (Adquira aqui). Cursos de formação também são oferecidos em instância diocesana, estadual, nacional. 
Na página 39 desta mesma Apostila, temos o Modelo de Projeto de Estruturação do Ministério para as Crianças na Comunidade que tem como objetivo esclarecer o que é o GOC para ser apresentado ao coordenador do GO adulto, ou ao Pároco, caso não conheçam. Após a formalização do serviço a ser desenvolvido no GOC, é hora de formar equipe de servos. Reunir a equipe para oração, divisão de tarefas e preparação das atividades.
altPreparando o ambiente para acolher as crianças
São quatro os espaços necessários para acolher os pequeninos. Os dois primeiros espaços ficam dentro do local onde acontece o GO de adulto. Escolher um espaço seguro e limpo, onde os bebês e seus pais serão acolhidos. Para os pais cuidarem de seus filhos, ofereceremos um trocador (fraldário) e se o bebê dormir, colchonetes. O segundo espaço é um cercadinho, ao lado de onde os pais deverão ficar assentados. Neste, os servos do Ministério para as Crianças evangelizam através de historinhas, cantigas de roda, desenhos, pinturas, brinquedos. Para este serviço, dois ou três servos são o suficiente. Atenção: Não é permitido aos servos alimentar, trocar fralda, ficar com a criança o tempo todo no colo, pois sua missão é apenas evangelizar.

Nota

A Palavra de Deus nos fala:
"Não se vendem dois pardais por alguns trocados? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês.
Quanto a vocês, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenham medo! Vocês valem mais do que muitos pardais." Mateus 10, 29-30
Nada acontece sem a permissão do nosso Pai!
Devido a alguns imprevistos não poderei participar da Evangelização Infantil que acontecerá neste final de semana em Jequié/BA, mas creio de todo meu coração, de toda minha alma e todo meu entendimento que a graça de Deus será derramada sem medida na vida de cada uma das crianças que estarão presentes na Paróquia Cristo Rei, pois foi vontade Dele que assim acontecesse. Estarei em oração por todos, nos encontraremos na Eucaristia!
Que o Divino Menino Jesus nos abençoe! Que a Mãezinha do Céu nos proteja com seu manto e sua intercessão! Amém!
Carinhosamente,
Tia Paula

8 de out. de 2014

Semana das Crianças: Criança é Futuro?


alt
Uma das formas mais cruéis de desprezar um ser humano é ignorar sua presença. Como sofrem nossos pequeninos quando se referem a eles como alguém que vai existir e para serem aceitos imprimem como exigência que se comportarem como adultos. É gritante ver crianças cantando músicas que nem sequer sabem o sentido de suas letras. É gritante ver miniadultos vestidos com sensualidade que nem lhe são peculiar. É gritante pais cristãos corrigirem seus filhos dizendo “você parece criança”, como se “ser criança” fosse algo ruim, errado.
Uma coisa é certa, para se conseguir que uma criança fique sentadinha e quietinha por duas horas no Grupo de Oração adulto é preciso matar sua infância. Deus não programou a criança para ser quietinha, no projeto de Deus a infância é alegre, dinâmica, inquieta, expressiva, inocente. “E Jesus crescia em estatura, graça e sabedoria diante de Deus e dos homens”. A atitude dos adultos devem também proporcionar isto na vida de suas crianças.
altVolto à pergunta: Criança é futuro? Na verdade, Jesus fez o caminho inverso, ao invés de dizer às crianças “Vocês são futuro”, Ele diz aos adultos “sejam como a criança”. Para Deus, a infância é um momento privilegiado em que se forma o caráter, a personalidade. Seremos adultos mais ou menos maduros, íntegros, conforme a infância que vivemos.
Ninguém se comunica com a criança sem se remeter à própria infância. Quando um adulto diz à criança “para quieto, menino”, na verdade, está dizendo: “olha o que fizeram comigo quando eu tinha a sua idade”.

7 de out. de 2014

Semana das Crianças: O desafio de evangelizar os pequeninos na era digital

FONTE: RCCBRASIL
É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos acima da realidade e ousávamos dizer: “Meu filho não vê televisão nem usa internet!”, como se elas estivessem só de passagem e fossem ocupar espaço secundário em nossas vidas.
A verdade é que as tecnologias vieram para ficar. Se não nos conectarmos, estaremos fora da realidade e todos os santos viveram e se santificaram dentro de suas realidades e não fora delas. Precisamos nos atentar para os fatos que acontecem a nossa volta para nos inserirmos na nova realidade das crianças.
A formação moral de um povo
A formação da moral influenciando comportamento, decisões, de um povo era exercida por três grandes pilares: o governo, a Igreja e a família, havendo predominância de uma ou de outra conforme a história que cada país ia escrevendo. Em Cuba, por exemplo, a predominância do governo, a família com os primeiros colonizadores nos EUA, no Brasil, foi a Igreja que nos influenciou desde as primeiras Caravelas.

6 de out. de 2014

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO – OUTUBRO 2014

Um ano se passou desde que iniciamos nossa Mobilização de Oração. Tem sido ela motivo de muitas bênçãos para todos nós. Este mês é muito especial. Temos a alegria de comemorar no dia 12, o dia de Nossa Senhora Aparecida, bem como dia dedicado as nossas crianças. Neste mês nossa coordenadora Hyde também estará nos representando no Equador... Temos muitos motivos para louvar e bendizer o Senhor. Muitos motivos para interceder. O Padre Fernando, nosso diretor espiritual, também nos fez um pedido especial: ele quer contribuir com nossa mobilização e pediu que rezássemos uma missa por cada estado. Para mantermos a unidade que nos propõe o tema do ano sugerimos o seguinte:

Cada estado rezará uma missa pelo seu estado e pelo estado que estará na intercessão após o seu. O último horário da intercessão rezará pelo primeiro que iniciou. Seguiremos a tabela:


HORÁRIO ESTADO (S)
00:00-1:00 Mato Grosso do Sul
1:00-2:00 Minas Gerais
2:00-3:00 Maranhão
3:00-4:00 Acre4:00-5:00 Paraná
5:00-6:00 Sergipe
6:00-7:00 Ceará
7:00-8:00 Santa Catarina e Rondônia
8:00-9:00 Goiás
9:00-10:00 São Paulo