30 de mai de 2014

Projeto do Ministério para Crianças muda a realidade de salas de aula

alt
O Projeto “Amiguinhos de Deus” realizado pelo Ministério das Crianças se expandiu e tem alcançado lugares para fora dos Grupos de Oração. O coordenador estadual do Ministério em Alagoas, Francisco de Assis Barbosa (Chico de Assis), conseguiu levar para a realidade das salas de aula uma maneira didática e criativa de trabalhar as práticas espirituais com crianças entre 5 e 14 anos.
Ao participar do Encontro Nacional de Formação da RCC em janeiro, Chico Assis ouviu a coordenadora nacional do Ministério, Hyde Flávia, sugerir aos coordenadores que cada estado rezasse por um continente, no caso de Alagoas, o continente asiático. “Concluída essa etapa senti em meu coração o desejo de continuarmos as orações, mas ao invés do mapa do continente asiático, colocaria o mapa de Alagoas, pois em nosso estado o número de violência é assustador. E nesses momentos de oração rezamos por todos. A violência, essa triste realidade, nos inquieta, acreditamos que com Jesus tudo pode ser mudado pela força da oração”, conta Francisco.

27 de mai de 2014

Jogo do Querigma


A Paz do Menininho Jesus!

"O brincar é um caminho pelo qual, com amor, a criança pode ser conduzida à presença de Deus" (Myles A. A. Elias).

"O brincar é uma atividade que deve ser levada a sério. o brincar está para a criança assim como a fala está para o adulto. É o meio eficaz para a estruturação do conhecimento, da afetividade e espiritualidade do ser humano. É uma necessidade para a criança." (Apostila do Ministério para as Crianças)

13 de mai de 2014

Nossa Senhora de Fátima para colorir


Enquanto a Europa vivia a Primeira Guerra Mundial, em 13 de maio de 1917, a Santíssima Virgem Maria apareceu em Fátima (Portugal) a três pastorinhos: Lúcia dos Santos, que tinha 10 anos e seus primos Francisco e Jacinta Marto, de 9 e 6 anos, respectivamente.

12 de mai de 2014

São Pancrácio - 12 de maio

As catacumbas romanas atraem devotos e turistas de todo o mundo. Ali estão enterrados os santos dos primeiros anos do catolicismo. Entre eles, do adolescente Pancrácio, com as inscrições confirmando o seu martírio.
Pancrácio nasceu em Roma, filho de pais cristãos, nobres, ricos e amigos do imperador Diocleciano. Órfão, ainda muito criança foi morar com um tio chamado Dionísio. Com o seu apoio conseguiu estudar em Roma, indo morar na mesma casa onde fazia seu retiro o papa Marcelino, que respeitava Pancrácio por sua modéstia, doçura, piedade e profunda fé.
Mas como a perseguição de Diocleciano não dava tréguas a cristão nenhum, Pancrácio, então com catorze anos de idade, e seu tio Dionísio foram denunciados e levados a júri.
O tio foi imediatamente morto. Pancrácio ainda mereceu uma certa consideração do imperador. Afinal, estava na flor da idade e era filho de alguém que havia sido seu amigo. Diocleciano tentou envolver Pancrácio com promessas, astúcias e, finalmente, ameaças. Nada deu resultado. Como o adolescente respondia a tudo afirmando que não temia a morte, pois a levaria direto a Deus, o imperador perdeu a paciência e mandou logo decapitá-lo. Era o dia 12 de maio de 304.
O seu túmulo se encontra numa das estradas mais famosas de Roma, a Via Aurélia, no cemitério de Ottavilla, onde, no século VI, o papa Símaco mandou erguer uma igreja em sua homenagem, existente até hoje. Há muitas outras igrejas em louvor a são Pancrácio na Itália, França, Inglaterra e Espanha, onde seu culto se difundiu. A ele também foram dedicados os mosteiros de Roma, fundado por são Gregório Magno, e o de Londres, fundado por santo Agostinho de Canterbury.
A fama de santidade de são Pancrácio se espalhou e sua devoção é muito intensa até hoje. Ele é o padroeiro dos enfermos na Itália, padroeiro dos trabalhadores na Espanha e padroeiro da Juventude da Ação Católica na América Latina.

6 de mai de 2014

Mensagem da Hyde Flávia

A paz do Menininho Jesus

 “A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o Senhor”. Pv 16-10

Dia 12 é o dia de nossa mobilização. Rezemos para que Deus dirija nossas vidas e seja o Senhor.

Que bom Deus nos reunir nesta missão de evangelizar os pequeninos.
Neste mês temos muito o que comemorar. Maria, Mães, trabalho...

Lembramos que o mês temático não é tema litúrgico. Na liturgia o Advento é Mariano.

Estamos nos preparando para o Congressinho, desde já pedimos oração e colaboração.
A alimentação deverá ser pensada para 700 crianças.
As oficinas serão distribuídas para que cada estado doe o material.
Favor entrarem em contato com Cintia responsável pelo Congressinho: cintiakids@gmail.com .

Neste ano da unidade muitas regiões estão se mobilizando para viverem a unidade de forma mais eficaz. Francisco, de Maceió/AL pede a todos os coordenadores do Nordeste que entre em contato com ele para troca de experiências e projetos: franciscosamuel2003@hotmail.com. Modelo de projeto O Amiguinho de Deus agora em favor da "não violência" em todo estado de Alagoas. Francisco tem trabalhos de evangelização em escolas públicas também modelo para todo Brasil. Se seu estado tiver projetos para partilhar vamos fazer a grande corrente de informação e divulgação.

A Palavra de Deus contada, cantada e partilhada em todos os GOC faz o direcionamento, o resgate de vidas para Jesus. O grande desafio é trocar a linguagem do "não pode" por uma evangelização eficaz, Querigmática.

Os Grupos de Estudos deverão partilhar a apostila do ministério, em seguida o Evangelho da Alegria documento do Papa Francisco. Para os adoleSantos o Youcat - catecismo para os jovens - deverá ser o desafio em cada GO para adoleSantos. Partilhado e representado através de teatros, gincanas...

Convido a todos a postarem atividades com os temas do mês enriquecendo os trabalhos dos evangelizadores e manter a unidade do Espírito do vínculo da paz.




GRUPO DE ORAÇÃO PARA CRIANÇAS - MAIO

TEMA: Maria Nossa Mãe e dia das mães

REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Nestes dois encontros falaremos de Maria e de nossas mães. Leia atentamente as sugestões abaixo e divida os dois encontros segundo a realidade de seu grupinho. Prepare tudo bem bonito e com muita animação.


Ave Maria, mãe do nosso libertador



MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO MINISTÉRIO PARA CRIANÇAS - MAIO



Estamos no mês de maio, mês dedicado às mães e à Maria! Que Nossa Mãezinha nos envolva em seu manto sagrado e nos proteja das ciladas do inimigo. Ela foi a primeira mulher cheia do Espírito Santo de Deus. Que por meio de sua intercessão possamos também nós nos enchermos do Espírito de Deus e transbordar seus dons e frutos sobre as crianças do nosso Brasil. Neste mês tenhamos força e ousadia em nossa intercessão. Gostaria de sugerir que neste mês além do dia de mobilização Nacional você também possa tirar um dia para rezar o santo terço em função da mobilização e da RCC Nacional. As demais etapas da Mobilização seguem como de costume. Iniciemos com o sinal da cruz, a oração do Creio em seguida invocar o Espírito Santo. Depois rezar o Terço Bizantino do Evangelizador, faça uma intercessão profética pelo Escritório Nacional, todos seus projetos (Missionário, Construção da Nossa Casa, Revista...); Conselhos Nacional, Estadual e Diocesanos com todos seus eventos e projetos, pelos Ministérios seus eventos e projetos e finalizando faça a oração que nos ensina Elena Guerra: “Senhor, faz que eu fale, agindo conforme teu Espírito: que as minhas palavras te glorifiquem e sejam úteis ao bem espiritual do meu próximo. Amém!” Seja sincero em suas orações. Interceda com fé meu irmão. 
Em anexo segue também a sugestão de um grupo de oração falando sobre Maria e o dia das mães.
Durante a intercessão anotem as palavras e as visualizações que forem saindo pra vocês, e no dia 13, que sucede ao dia da intercessão encaminhem para meu e-mail: danibio2007@yahoo.com.br, faremos um único relatório do dia da Mobilização Nacional e encaminharei para Hyde que poderá repassá-lo ao Conselho Nacional. O mesmo Espírito habita e age em nós.
Que o Espírito Santo nos dê coragem e unidade. Que o dia 12 de cada mês seja para aquecer o fogo que existe em cada um e para sustentar o fogo da Renovação Carismática Católica no Brasil.

A tabela de oração será:


HORÁRIO ESTADO (S)
00:00-1:00 Rio Grande do Norte 
1:00-2:00 Bahia
2:00-3:00 Maranhão
3:00-4:00 Mato Grosso do Sul e Amapá
4:00-5:00 Goiás
5:00-6:00 Acre
6:00-7:00 Alagoas
7:00-8:00 Ceará
8:00-9:00 Pará
9:00-10:00 Pernambuco
10:00-11:00 Roraima 
11:00-12:00 Tocantins
12:00-13:00 Amazonas
13:00-14:00 Rio Grande do Sul
14:00-15:00 Espirito Santo
15:00-16:00 São Paulo e Minas Gerais
16:00-17:00 Sergipe
17:00-18:00 Distrito Federal e Mato Grosso
18:00-19:00 Paraná
19:00-20:00 Paraíba
20:00-21:00 Rio de Janeiro
21:00-22:00 Rondônia
22:00-23:00 Piauí
23:00-24:00 Santa Catarina


2 de mai de 2014

Pregação sobre a salvação

Palavra: " Deus amou tanto o mundo que entregou seu único Filho para que todos aqueles que Nele acreditarem não pereçam, mas tenham a vida eterna" 
(Conf. João 3, 16)


Depois do pecado de Adão e Eva as pessoas viviam longe de Deus e eram muito tristes (mostrar o coração triste e aprisionado). Então Deus enviou seu Filho Jesus para que as pessoas pudessem voltar a ficar pertinho Dele (mostrar Jesus). Jesus foi maltratado, humilhado e morreu na cruz por mim e por você (mostrar a cruz). Depois pegaram o corpo de Jesus e colocaram num túmulo, mas ao 3º dia Ele ressuscitou (mostrar o túmulo vazio), Ele venceu a morte e o pecado e deu o direito para todos aqueles que acreditam em Jesus como seu Salvador e Senhor viverem felizes, como era o plano de Deus (mostrar o coração livre e feliz)!

Moldes: