30 de jul de 2013

Formação na Diocese de Franca/SP

No próximo sábado, dia 03 de agosto, estarei realizando uma formação na Diocese de Franca. 
Temas abordados: Querigma das Cores, Grupo de Oração para Crianças, A Oração com a Criança, Dinâmicas, Oficinas de brinquedos e brincadeiras e Contação de Histórias Bíblicas. 
Teremos também louvor, oração, partilha e adoração ao Santíssimo Sacramento com oração de Cura Interior.

Informações:
Local - Recanto Espírito Santo - Rua Alcino Teixeira da Silva, 651 - Jd. Tropical II
Inscrições no escritório da RCC - Rua Augusto Marques, 1839 - Centro - Franca (Casa de Maria)
Telefone: (16) 3721.6015
Valor: R$ 20,00
Horário: das 7h30 às 21h

25 de jul de 2013

Homilia do Papa Francisco em Aparecida



Venerados irmãos no episcopado e no sacerdócio,
Queridos irmãos e irmãs!

Quanta alegria me dá vir à casa da Mãe de cada brasileiro, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. No dia seguinte à minha eleição como Bispo de Roma fui visitar a Basílica de Santa Maria Maior, para confiar a Nossa Senhora o meu ministério de Sucessor de Pedro. Hoje, eu quis vir aqui para suplicar à Maria, nossa Mãe, o bom êxito da Jornada Mundial da Juventude e colocar aos seus pés a vida do povo latino americano.

Queria dizer-lhes, primeiramente, uma coisa. Neste Santuário, seis anos atrás, quando aqui se realizou a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, pude dar-me conta pessoalmente de um fato belíssimo: ver como os Bispos – que trabalharam sobre o tema do encontro com Cristo, discipulado e missão – eram animados, acompanhados e, em certo sentido, inspirados pelos milhares de peregrinos que vinham diariamente confiar a sua vida a Nossa Senhora: aquela Conferência foi um grande momento de vida de Igreja. E, de fato, pode-se dizer que o Documento de Aparecida nasceu justamente deste encontro entre os trabalhos dos Pastores e a fé simples dos romeiros, sob a proteção maternal de Maria. A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da Mãe e pede: “Mostrai-nos Jesus”. É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria.

Assim, de cara à Jornada Mundial da Juventude que me trouxe até o Brasil, também eu venho hoje bater à porta da casa de Maria, que amou e educou Jesus, para que ajude a todos nós, os Pastores do Povo de Deus, aos pais e aos educadores, a transmitir aos nossos jovens os valores que farão deles construtores de um País e de um mundo mais justo, solidário e fraterno. Para tal, gostaria de chamar à atenção para três simples posturas: Conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; viver na alegria.

1. Conservar a esperança. A segunda leitura da Missa apresenta uma cena dramática: uma mulher – figura de Maria e da Igreja – sendo perseguida por um Dragão – o diabo – que quer lhe devorar o filho. A cena, porém, não é de morte, mas de vida, porque Deus intervém e coloca o filho a salvo (cfr. Ap 12,13a.15-16a). Quantas dificuldades na vida de cada um, no nosso povo, nas nossas comunidades, mas, por maiores que possam parecer, Deus nunca deixa que sejamos submergidos. Frente ao desânimo que poderia aparecer na vida, em quem trabalha na evangelização ou em quem se esforça por viver a fé como pai e mãe de família, quero dizer com força: Tenham sempre no coração esta certeza! Deus caminha a seu lado, nunca lhes deixa desamparados! Nunca percamos a esperança! Nunca deixemos que ela se apague nos nossos corações! O “dragão”, o mal, faz-se presente na nossa história, mas ele não é o mais forte. Deus é o mais forte, e Deus é a nossa esperança! É verdade que hoje, mais ou menos todas as pessoas, e também os nossos jovens, experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer. Frequentemente, uma sensação de solidão e de vazio entra no coração de muitos e conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros. Queridos irmãos e irmãs, sejamos luzeiros de esperança! Tenhamos uma visão positiva sobre a realidade. Encorajemos a generosidade que caracteriza os jovens, acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor: eles são um motor potente para a Igreja e para a sociedade. Eles não precisam só de coisas, precisam sobretudo que lhes sejam propostos aqueles valores imateriais que são o coração espiritual de um povo, a memória de um povo. Neste Santuário, que faz parte da memória do Brasil, podemos quase que apalpá-los: espiritualidade, generosidade, solidariedade, perseverança, fraternidade, alegria; trata-se de valores que encontram a sua raiz mais profunda na fé cristã.

2. A segunda postura: Deixar-se surpreender por Deus. Quem é homem e mulher de esperança – a grande esperança que a fé nos dá – sabe que, mesmo em meio às dificuldades, Deus atua e nos surpreende. A história deste Santuário serve de exemplo: três pescadores, depois de um dia sem conseguir apanhar peixes, nas águas do Rio Parnaíba, encontram algo inesperado: uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera, tornar-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe? Deus sempre surpreende, como o vinho novo, no Evangelho que ouvimos. Deus sempre nos reserva o melhor. Mas pede que nos deixemos surpreender pelo seu amor, que acolhamos as suas surpresas. Confiemos em Deus! Longe d’Ele, o vinho da alegria, o vinho da esperança, se esgota. Se nos aproximamos d’Ele, se permanecemos com Ele, aquilo que parece água fria, aquilo que é dificuldade, aquilo que é pecado, se transforma em vinho novo de amizade com Ele.

3. A terceira postura: Viver na alegria. Queridos amigos, se caminhamos na esperança, deixando-nos surpreender pelo vinho novo que Jesus nos oferece, há alegria no nosso coração e não podemos deixar de ser testemunhas dessa alegria. O cristão é alegre, nunca está triste. Deus nos acompanha. Temos uma Mãe que sempre intercede pela vida dos seus filhos, por nós, como a rainha Ester na primeira leitura (cf. Est 5, 3). Jesus nos mostrou que a face de Deus é a de um Pai que nos ama. O pecado e a morte foram derrotados. O cristão não pode ser pessimista! Não pode ter uma cara de quem parece num constante estado de luto. Se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se “incendiará” de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado. Como dizia Bento XVI: «O discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro” (Discurso inaugural da Conferência de Aparecida [13 de maio de 2007]: Insegnamenti III/1 [2007], 861).

Queridos amigos, viemos bater à porta da casa de Maria. Ela abriu-nos, fez-nos entrar e nos aponta o seu Filho. Agora Ela nos pede: «Fazei o que Ele vos disser» (Jo 2,5). Sim, Mãe nossa, nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser! E o faremos com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria. Assim seja.

Fonte: Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé


18 de jul de 2013

Os dons do Espírito Santo para crianças


Não significa ter medo de Deus, mas sim que, amando a Deus como nosso Pai, nos preocupamos em não ofendê-Lo em nada, crescendo em humildade e amor.

Nos faz ver a criação como imagem da beleza e do amor infinito que é Deus. Por isso nós o louvamos e lhe damos graças!

Compreender a palavra de Deus para descobrir sua vontade amorosa.

É ver as coisas cotidianas com o olhar de Deus.

Nos dá força para realizar o que Deus quer de nós, e para
suportar as contrariedades da vida.

Ilumina nossa consciência saber escolher o que é bom para nossa alma.

Abre nosso coração ao amor para aceitar a Deus como Pai, e aos outros como nossos irmãos.


Postagem original: El Ricón de Las Melli



17 de jul de 2013

UMA REDE SOCIAL PARA CATÓLICOS!!!

Quer enviar uma mensagem para o PAPA FRANCISCO e ter o seu nome registrado no LIVRO de Boas Vindas que será entregue a ele??? TODOS os nomes serão registrados... muitas mensagens escolhidas para impressão.
Para isso foi criada a rede social www.ecatholicus.com.br , faça seu login e no canto superior direito no link “deixe uma 
mensagem para o Papa” e pronto, mas corre é só até sábado dia 20/07.



Eu já criei meu perfil lá: Ana Paula Brito Generoso

E também a comunidade do Ministério para Crianças:Ministério para Crianças - RCC 

12 de jul de 2013

Pecados Capitais x Virtudes

Pecados Capitais
Virtudes
Orgulho = Tentativa de se igualar a Deus
Humildade = Reconhecimento de nossa pequenez
Avareza = Culto ao dinheiro
Generosidade = Partilha com os que necessitam
Inveja = tristeza diante do bem do próximo
Caridade = Alegria com a prosperidade do outro
Ira = Raiva excessiva
Mansidão = Equilíbrio interior
Luxúria = Mau uso da sexualidade
Castidade = Respeito ao nosso corpo e ao corpo do próximo
Gula = Prazer desordenado
Temperança = Paz interior
Preguiça = Comodismo
Diligência = Fazer tudo com amor

9º Encontro Nacional de Evangelização de Crianças

“Essa é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (I Jo 5,4b)

Início: 06/09/2013
Término: 08/09/2013
Local: Casa de Retiro Murialdo - Águas Claras/DF

Durante os três dias de evento serão realizados, missas diárias com liturgia infantil, o 2º Festival de Música do Ministério para as Crianças (ver aqui), mais de 20 workshops com os melhores trabalhos de evangelização dos pequeninos de todo o Brasil, celebração da vida (com Cristina do estado do Paraná).

As temáticas abordadas estão confirmadas, assim como seus pregadores. São elas:

Moções para o Ministério para Crianças, com a Presidente do Conselho Nacional, Katia Roldi Zavaris.


Projetos do Ministério para Crianças, com a coordenadora nacional do Ministério para as Crianças, Hyde Flávia.

Dilemas da sexualidade: o que cristãos e cristãs tem a ver com isso, com a farmacêutica Iacy Batista Garcia*.
* Habilitada em Indústria pela UFMG e pós graduada em Gestão e Tecnologia da Qualidade (Especialista em Gestão e Tecnologia da Qualidade) pelo CEFET/MG, Pós-graduada em Educação Sexual (Especialista em Educação Sexual) pela UNISAL/SP, Graduada em Pedagogia pela USP.
- Ministério para Crianças em Missão, com o seminarista do Congo, Lucas Marinho Dias.

- Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé, com Fabiano Marinho Dias*.
* Graduado em Psicologia pela PUC Minas e pós-graduado em Psicopedagogia pela UEMG (Faculdade de Educação EFAE –CEPEMG) e MBA em Gestão Empresarial pela FACINPER (Faculdade Internacional de Curitiba/PR).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

- Valores da inscrição com alimentação e hospedagem:

* Até dia 01/08 - R$ 95,00 até o dia 01/08 (Via internet)
* De 02/08 até 01/09 às 18h R$ 105,00 (Via internet)
* De 02/09 até o dia do evento R$ 115,00

- Quem precisar de translado entre o aeroporto de Brasília até o local do encontro, terá uma taxa adicional de R$ 20,00. O horário do translado será o seguinte:
* Sexta-feira (6) Aeroporto/ENEC: às 18h e às 20h.
* Sábado (7) Aeroporto/ENEC: às 9h.
* Domingo (8) ENEC/Aeroporto: às 12h e às 14h

- Dúvidas fazer contato por telefone com o Escritório Estadual da RCC Distrito Federal: telefone: (61) 3224.8586 ou e-mail: rccdf@hotmail.com ou com a coordenadora estadual do Ministério para as Crianças, Kátia (61) 8424.4560.

- Será necessário trazer colchonete, travesseiro, roupa de cama e banho, objetos de higiene pessoal e medicamentos de uso contínuo e pessoal.

- O táxi do aeroporto ao local do evento tem custo aproximado de R$ 50,00.

INSCRIÇÃO ON-LINE

As inscrições para o 9º Encontro Nacional de Evangelização de Crianças estão abertas para todos os membros do Ministério para Crianças, interessados em participar destes momentos de formação e partilha. Para inscrever-se basta clicar no botão abaixo, preencher o formulário e gerar o boleto referente ao valor da inscrição.   



LOCALIZAÇÃO
O local do 9º Encontro Nacional de Evangelização de Crianças será a Casa de Retiro Murialdo. Setor Habitacional Arniqueiras em Águas Claras/DF. Conjunto 5 chácara 103 - ao lado da Escola Lazer e Art



10 de jul de 2013

RUMO AO NOSSO TERCEIRO ENCONTRO ESTADUAL DE 2013

Em Jundiaí vimos sobre o Querigma como parte essencial da evangelização. Em Birigui trabalhamos a Cura Interior da criança.
Agora em Mogi Guaçu iremos trabalhar a evangelização infantil em Grandes Eventos.
Comece já a se programar. Esperamos vocês.


Local: Escola do CAIC, Rua Jaime de Campos, 30, Jardim Santa Terezinha II, Mogi Guaçu – SP

Inscrições e informações:
A inscrição deverá ser feita por meio de depósito junto ao Banco HSBC, Ag. 1196, conta poupança 010385-1, em nome de Cássia Ap. Francisco
A inscrição deverá ser confirmada com Cássia pelo e-mail cassiamellkyfrancysco@hotmail.com pelo site www.rccsjbv.com ou pelos fones (19) 3891-3755 ou (19) 9860-1103

Valores:
Até 12/08 R$ 40,00
Após esta data e no dia do encontro R$ 50,00  

ESSENCIAL: levar colchonete, roupa de cama e banho

Para baixar a ficha de inscrição clique AQUI