15 de fev de 2011

A Pesca Milagrosa - Teatro/Oração

Tia: Oi turminha! Que bom que vocês estão aqui! O que vocês estavam conversando quando cheguei? Vi vocês tão animadas!
Criança 1: Estávamos conversando sobre as coisas que aprendemos aqui.
Tia: É mesmo?! Então me digam o que foi que vocês aprenderam. Mas olha só, pra evitar o tumulto, cada um fala de uma vez. Começa você Criança 2.
Criança 2: Quando Jesus andou por este mundo, Ele chamou muita gente para acompanhá-lo. Uma dessas pessoas foi Filipe.
Criança 3: Jesus chamou Pedro também! Lembra: ele era pescador e um dia, Jesus o chamou para ser pescador de homens.
Criança 4: Como Filipe, Pedro e tantos outros, nós também somos chamados para ensinar sobre o Reino de Deus, falando do amor de Deus e de Jesus para todas as pessoas.
Criança 5: Podemos falar de Jesus com nossos amigos, com as tias da escola, com nossos vizinhos, com nossos familiares, com várias pessoas.
Criança 6: Se a gente fizer isso também seremos um discípulo de Jesus.
Criança 7: Mas nem sempre é fácil seguir Jesus. Tem gente que ainda não entendeu essa mensagem e pode não querer ouvir você.
Tia: Isso mesmo, mas não podemos desistir. Devemos orar pedindo ao Espírito Santo que Ele nos ajude a falar das coisas de Deus para as pessoas.
Criança 1: Se fizermos isso seremos parceiros de Deus na tarefa de ajudar as pessoas a encontrar o caminho do céu!
Tia: Muito bem! É isso mesmo! E vocês estão lembradas do convite que receberam?
Criança 3: Eu lembro.
Toda a Turma: Eu também!
Criança 2: Ele nos convidava para sermos pescadores de homens.
Tia: Isso mesmo Criança 2.
Criança 7: É... A Criança 4 até jogou a rede em cima das crianças achando que isso era ser pescador de homens...
Toda a turma, exceto a Criança 4: Há, há, há...
Criança 4: Então professora se a gente fizer tudo isso que acabamos de falar, seremos pescadores de homens, não é?
Tia: Isso mesmo Criança 4! Vejo que agora você entendeu de fato o que é ser pescador de homens. Quem gostaria de ser pescadores de homens?
Toda a turma: EU!EU!EU!!!
(A tia fala olhando para a platéia)
Tia: Viva!!! Olha só crianças, quantos pescadores! (Agora a tia fala olhando para a turminha da peça) Turminha o que acham de lançar as redes?
Toda a turma: Iuupiii!!!
Criança 2: Caminhar com Jesus é escolher fazer sempre o bem, não é fácil. Mas lendo a Bíblia, fazendo nossas orações diárias, podemos conseguir.
Criança 7: A Bíblia é um livro muito especial e através dele aprendemos como caminhar com Jesus.
Criança 4: Quantos aqui querem caminhar com Jesus que fiquem de pé?
(Aguardar as crianças ficarem de pé)

Tia: (Oração)

Tia: A turminha aqui aprendeu direitinho o que é ser pescadores de homens. E vocês, crianças, aprenderam?
(Aguardar as repostas)

Tia: Então prestem bastante atenção na tarefa que vou passar. Vou lançar essa rede sobre vocês e cada um deverá pescar um peixinho (prender com durex peixinhos de papel ofício na parte de baixo da uma rede, passar com a rede por cima da cabeça das crianças). Vocês deverão escrever uma atitude que representa pescar homens (quem não sabe escrever poderá desenhar e pedir para a tia escrever o significado do seu desenho), depois toda a turma, junto com as tias, irão montar um lindo painel.


A Pesca Milagrosa - Brincadeiras

1- Barco Bíblico: Sente as crianças em círculo, dê um barco de papel para que passem enquanto a música estiver tocando, quando a mesma parar, quem estiver com o barco deverá sortear uma pergunta e fazer para qualquer integrante de outra equipe.


2- Encontrando o Tesouro: Prepare um tabuleiro com vários níveis. O nível 1 onde estão as ondas do mar e um barco, o último nível onde estão os baús e tesouros. Divida as crianças em grupos. Escolha um de cada grupo para iniciar. Todos começam o jogo no nível 1 e para avançar de nível a criança sorteia uma pergunta sobre a história, se a mesma acertar a resposta, avança se não continua no mesmo nível. Troca-se de criança a cada pergunta para que todas possam participar. Ganha o grupo que chegar ao último nível primeiro.

3- Peixinhos e Tubarões: Deixar uma área neutra, onde os tubarões não poderão pegar os peixinhos. Separe as crianças em dois grupos, um  para formar o time dos peixinhos e o outro o dos tubarões.  Coloque uma música para tocar bem baixinho, os peixinhos saem para passear. Quando aumentar o  volume da música, os tubarões saem para tentar pegar os peixinhos que deverão voltar correndo para o local neutro. O peixinho que for pego vira tubarão


4- Pescaria Bíblica: Confeccionar varas de pescar com bambu, barbante, clipe para ser o anzol e “peixes” de E.V.A. (bem colorido, com um saquinho de doce colado atrás e no saquinho cole uma tirinha com uma pergunta sobre a história). Prenda um clipe em cada peixe para facilitar a pesca e encaixe-os numa bacia ou caixa de papelão com areia. Cada criança deverá pescar um peixe, mas para poder ficar com ele e com o saquinho de doce  precisa responder corretamente a pergunta que consta em seu verso. Vence a equipe que conseguir juntar o maior número de peixes (dê um doce  para os que não conseguiram acertar a pergunta e incentive os que ganharam dividir seus doces com aqueles que não ganharam).

5- Jogo de Tabuleiro Gigante: Elabore cartões com perguntas sobre a história contada. Divida a classe em equipes. Sorteie uma criança de cada equipe para ficar no tabuleiro. Um dos componentes da equipe joga o dado, sorteia uma pergunta, se acertar a resposta a criança que estiver no tabuleiro anda o número de casas correspondente caso contrário permanece no local. Ganha a equipe que chegar primeiro ao fim do tabuleiro.


6- Afunda ou Flutua - Encha um aquário com água e separe alguns objetos que afundam e outros que flutuam na água. Separe as crianças em equipes e escolha algumas para representá-las. Ao mostrar o objeto a criança deverá dizer se afunda ou se flutua na água. Se acertar marca ponto para sua equipe. Ganha a equipe com mais pontos.

Sugestões de objetos que afundam: borracha, pilha, papel alumínio amassado, garfo, cenoura, batata, moeda, clips, massa de modelar, ovo, feijão cru, giz, prego, grão de bico cru, etc

Sugestões de objetos que flutuam: canudo, jaca, repolho, maçã, cebola, lápis, giz de cera, garrafa pet vazia, apoio para cortar carne de madeira, pente de madeira, melancia, etc

A Pesca Milagrosa - Lucas 5, 1-11








A Pesca Milagrosa (Lc 5, 1-11) - Teatrinho e história

Teatrinho/Motivação:                                                             
O Convite

Criança 1: Olha pessoal, recebi um convite muito legal!
Criança 2: Nossa! É um convite para uma festa?
Todos: Eu quero ir também!
Criança 1:  Calma pessoal! O convite é para toda nossa turma e está escrito bem assim: Para as crianças (falar o local que vocês estão).
Criança 2: Então abre logo isso aí!
Criança 3: Posso ler?
Criança 1: Claro que pode!
Criança 3:  “Convido as crianças... para caminhar espalhando o amor de Deus pelo mundo, sendo assim pescadores de homens. Amo todos vocês! Assinado: Jesus.”
Criança 4: Uau! Eu quero ser pescador de homens. (joga uma rede sobre algumas crianças  que estão assistindo e diz: Jesus te ama)
Criança 1:  O que é isso?
Criança 4: Ué! Agora sou pescador de homens!
Criança 1:  Mas não é isso que é ser pescador de homens.
Criança 5: Como assim não é...?
Criança 3:  Então o que é ser pescador de homens?
Criança 1: É falar do amor de Deus e de Jesus para as pessoas. Isso é pescar homens.
Criança 5:  A bem, agora sim eu entendi!
Criança 2:  Eu quero ser um pescador de homens!
Todos: Eu também!!!
(Entra a professora)
Tia: Olá, turminha! Que euforia é essa?
Todos: Oi, tia!
Criança 1: É que recebemos um convite para sermos pescadores de homens e eu tava explicando para a turma o que é isso.
Tia: Vocês querem ser pescadores de homens?
Todos: Queremos!!!
Tia: Que bom! Hoje nós vamos ouvir a história que conta como Pedro e Tiago largaram tudo para seguir Jesus.



História: 


A pesca maravilhosa (Lc 5, 1-11)

Método para contar a história:
 Dramatização utilizando as próprias crianças

Escolha uma criança para ser Jesus e as demais serão os pescadores. Organize as cadeiras da sala (ou com as crianças sentadas no chão) de forma que monte um barco e combine com "os pescadores" que eles e deverão ficar sentados e fazer os movimentos como se realmente estivessem no mar pescando.

Hora da História:

         Pedro, André, Tiago e João tinham passado a noite toda pescando. Eles jogaram suas redes no mar, mas não conseguiram pescar nenhum peixinho. Jogaram novamente e nada... E assim eles passaram a noite toda. Eles lançaram as redes várias vezes, mudaram de lugar e nada! Nenhum peixinho. (As crianças deverão fazer os movimentos como se estivessem lançando as redes no mar).
           Ao amanhecer, eles já estavam cansados, desanimados e muito tristes, pois eles e suas famílias viviam da pesca. Como poderiam voltar para casa de mãos vazias?
          Os barcos já estavam parados na margem do rio e os pescadores já tinham descido dos seus barcos (as crianças deverão sair das suas cadeiras), com suas redes vazias e estavam lavando-as (as crianças deverão fazer os movimentos como se estivessem lavando as redes),  se preparando para ir para casa descansar um pouco e voltar à noite para pescar novamente, quando viram uma multidão se aproximando (as crianças  param de lavar as redes e olham para "a multidão", enquanto isso Jesus caminha em direção aos pescadores).
          Jesus estava caminhando e ensinando a Palavra de Deus. A multidão era tão grande que muitos não podiam vê-lO, nem ouvir direito o que Jesus falava. Jesus, então, viu os barcos parados na margem  do rio e próximos aos barcos viu os pescadores lavando as redes de pesca (As crianças lavam as redes). E assim, Jesus, entrou no barco de Pedro, e  pediu que  ele empurrasse um pouco o barco para que se afastasse da margem (um dos pescadores faz movimentos como se estivesse empurrando o barco). Sentado no barco (Jesus senta em uma das cadeiras), Jesus ensinava a multidão (Jesus ensinando). Quando Jesus acabou de ensinar, disse para Pedro (Jesus fica de pé e olha para um dos pescadores): "Leve o barco para a parte do rio que é bem funda e lance a rede." Pedro respondeu: (A criança para quem Jesus olhou finge responde) "Senhor, trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, confiando em Tua Palavra, lançarei a rede de novo." (As crianças voltam para suas cadeiras e sentem-se). Os pescadores lançaram as redes (As crianças lançam as redes no mar), e quando eles puxaram  tinham tanto peixe que as redes estavam pesadas (As crianças fazem caretas como se estivessem puxando uma rede bem pesada). Eram tantos peixes que as redes quase arrebentaram. Foi preciso chamar o barco dos outros pescadores para que eles viessem ajudar. Encheram os dois barcos com os peixes que estavam nas redes.
          Como eles ficaram felizes! Agora tinham muitos  peixes e não voltariam para casa de mãos vazias. E vendo este milagre Pedro, ajoelhou-se aos pés de Jesus, e disse: "Senhor, afasta-se de mim, que sou um homem pecador." E Jesus respondeu: "Não tenha medo, de agora em diante você será pescador de homens." Depois deste milagre, eles, passaram seguir a Jesus e tornaram-se pescadores de homens.

Comentários:


* Jesus é mesmo maravilhoso! Ele sempre supre as nossas necessidades.
* Pedro não entendeu por que Jesus mandou ele pescar de novo, mas obedeceu.
* Devemos obedecer a Jesus mesmo quando não entendemos.
* Ser pescadores de homens significa falar sobre Jesus para as outras pessoas.
* Jesus quer que todos sejam pescadores de homens.

Músicas - A Pesca Milagrosa (Lc 5, 1-11)

Para crianças até 6 anos:
Pedro, Tiago e João num barquinho. (balançar o corpo como dentro de um barco)
Pedro, Tiago e João num barquinho.
Pedro, Tiago e João num barquinho.
No mar da Galiléia.

Jogaram a rede, mas não pegaram nada. (esticar os braços como se lançassem as redes)
Jogaram a rede, mas não pegaram nada.
Jogaram a rede, mas não pegaram nada.
No mar da Galiléia.

(Falando) Eles ficaram muito cansados de tanto jogar a rede (Imitar um bocejo, e fazer cara de sono)
 Ficaram tristes também. Não pegaram nenhum peixinho!
Jesus disse: Voltem para o mar e joguem a rede de novo. Os discípulos foram obedientes (Todos cantam as outras estrofes, fazendo os gestos):

Cristo mandou que jogassem a rede. (gesto de jogar a rede)
Cristo mandou que jogassem a rede.
Cristo mandou que jogassem a rede.
No mar da Galiléia.

(Jogar na rede muitos peixinhos de papel ou E.V.A.) e dizer: Vejam quantos peixinhos Jesus mandou para os discípulos!

Puxaram a rede, cheia de peixinhos. (gesto de puxar a rede)
Puxaram a rede, cheia de peixinhos.
Puxaram a rede, cheia de peixinhos.
No mar da Galiléia.

Os amigos de Jesus ficaram contentes! Muito contentes!
Então Jesus disse: “Venham me ajudar a levar as pessoas para o Céu.”
Eles deixaram os peixinhos e foram com Jesus.




Para acima de 7 anos:
Pescador De Cristo 
Sou pescador de Cristo, lanço a rede para o mar
Às vezes me desespero glub glub vou afundar!
Vou afundar ahaaa!
Vou afundar ahaaa!

Mas Jesus é meu amigo, ele vai me ensinar
A nadar! ahaaaa! (bis)
tiroliroliroliro tiroliroliro tiroliroliroliro aha!

Mas Jesus é meu amigo ele vai me ensinar,
a surfar ahaaaaaa! (bis)!
tiroliroliro tiroliroliro tiroliroliroliro aha!


A remar
A rezar
A escutar
A gritar
A pescar...

A Pesca Milagrosa - Lucas 5, 1-11

Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo! De hoje em diante você será pescador de homens." Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo, e seguiram a Jesus".
Lucas 5:10b-11



Você gosta de ir pescar? Se alguém me perguntar isso, eu acho que eu teria que dizer: "Não." Eu gosto de pescar somente se estiver pegando peixes. Eu já ouvi algumas pessoas dizerem que eles não se importam se pegam peixe ou não - elas só gostam de ir pescar. Eu não!
Lembro de uma vez quando fui pescar com meu filho. Nós levantamos bem cedo e fomos para o lago. Pescamos por cerca de cinco minutos, quando ele virou para mim e disse: "Papai, quando vamos pegar alguma coisa?" Após cerca de 30 minutos, ele se cansou e foi brincar com outras crianças. Eu sentei lá e fiquei pescando o dia todo. Eu não consegui pegar nenhum peixe. Agora, isso não é minha idéia de uma boa pescaria!
Ao pensar sobre a pesca naquele dia, eu me lembrei de uma história da Bíblia sobre alguns homens que tiveram uma experiência muito semelhante à minha... até que Jesus apareceu.
Um dia, Jesus estava na margem do Mar da Galiléia. A multidão se apertava ao redor Dele para ouvir a Palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem, os pescadores estavavam lavando as redes. Ele subiu em uma das barcas, que era de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois Ele se sentou, e da barca Ele falava com a multidão.  Quando terminou de falar, Jesus disse a Pedro: "Avancem para águas mais profundas e lançem as redes para pescar."
"Mestre, nós trabalhamos duro a noite toda e não pescamos nada", respondeu Pedro, "mas já que o Senhor está falando, vou lançar as redes".
Uma coisa maravilhosa aconteceu! Quando eles começaram a puxar as redes, tinha tantos peixes que as redes começaram a arrebentar. Então chamaram os pescadores da outra barca para ajudar, eles foram e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundá-las. Quando Pedro e seus companheiros pescadores viram isso, eles ficaram muito espantados.
Jesus disse: "Não tenha medo! De agora em diante você será pescador de homens".
A Bíblia nos diz que eles trouxeram seus barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus. Desde aquele dia, Pedro e seus amigos tornaram-se pescadores de homens, e trouxeram muitas pessoas para o reino de Deus.
Jesus quer que você e eu sejamos pescadores de homens também. Se formos fiéis em falar aos outros sobre Jesus e Seu amor, Jesus fará a pesca.






ATIVIDADES INTERATIVAS



Pescaria: Amarre uma corda estendida de um lado a outro da sala e pendure um lençol sobre ela para fazer uma cortina. Use uma vara de pescar ou faça uma com um cabo de vassoura e amarre um barbante ou fio de nylon para ser a linha de pesca. Amarre um prendedor de roupa ou um clipe de papel grande no final da linha para ser o "anzol". As crianças vão se revezar jogando a linha de pesca atrás da cortina. O tio (a) irá colocar um brinde (doces, lápis, coisas baratas) no anzol e dar um pequeno puxão na linha para que a criança saiba que o peixe deu uma "mordida". Depois que todos tiverem pescado, o tio(a) vai explicar que vamos aprender sobre a pesca hoje.


Peixinhos de papel: Comece esta atividade, cantando a música "sou pescador de Cristo." Faça um painel com água e ondas pintadas ou em E.V.A. e coloque na parede. Distribua o desenho de um peixe para as crianças. Elas vão pintar e escrever os nomes de pessoas que elas sabem que precisam conhecer Jesus, em seguida, passa cola ou fita adesiva no peixe e cola no painel. A turma irá orar por esses "peixes" e pedir a Deus para nos ajudar a nos tornarmos pescadores de pessoas. Acima do painel poderá estar escrito: "Jesus mandou, pescador eu sou!"

Cesto de pesca:  Faça "cestas" em sacos de papel marrom. Estes são feitos pelo professor, que corta fendas nos sacos antes da hora aula (crianças mais velhas podem cortar as fendas). Escolha uma das opções abaixo:

Opção 1 : As crianças podem colocar peixinhos de E.V.A. ou de papel cartão ou color set com nomes de amigos ou familiares que precisam de Jesus. Todos podem fazer uma oração por essas pessoas.

Opção 2 : Desenhar alguns peixes em cartolina e escrever o versículo bíblico (Lucas 5:10b) em cada peixe. Corte o peixe em pedaços para criar um quebra-cabeças simples. Dê a cada criança um cesto de pesca que tem um quebra-cabeças dentro. As crianças vão montar o quebra-cabeça. Feche a atividade lendo o versículo da Bíblia juntos.

Vamos comer peixe:  Desenhar e cortar um peixe no papel cartão ou E.V.A. (2x), unir as duas partes e colar ou grampear deixando o a parte de cima do peixe aberta para formar uma bolsa. Dê às crianças um peixe como lembrancinha (Dentro dos peixes coloque guloseimas).


DESENHOS E ATIVIDADES