11 de dez. de 2010

Onde está escrito na bíblia que ''adorar'' imagem é pecado?

Para tirar essas dúvidas sugiro a leitura do nosso livro "Intercessão dos Santos - imagens e relíquias"

No livro do Êxodo 20,4-5 Deus parece proibir o uso de imagens. Mas porquê essa proibição? Porque podiam ser ocasião a que o povo de Israel as adorassem, como faziam os povos vizinhos dados à idolatria. Os israelitas tendiam a imitar gestos religiosos pagãos e, por isso, muitas vezes caíram na idolatria. Deus queria incutir o conceito de Javé, mostrando que o Senhor era diferente dos deuses dos outros povos.

Tomadas as cautelas contra o perigo da idolatria, Deus não somente permitiu, mas até mandou que se fizessem imagens sagradas. Veja:

* Ex 25,17-22 - Deus manda Moisés colocar 2 querubins de ouro na Arca da Aiança, onde Javé falava com seu povo.

* 1Rs 6,23-28 - No Templo construído por Salomão foram colocados querubins de madeira junto à Arca da Aliança. E as paredes do templo tinha imagens de querubins. Tudo feito com ordem de Deus, conforme vemos em 1Cr 22,6-13, e em Ex 31,1-11.

* 1Rs 7,25.29 - No Templo de Salomão havia também bois de metal, leões, touros e querubins.

* Nm 21,8-9 - Deus ordenou a Moisés que fizesse uma serpente de bronze, e quem olhasse para ela seria salvo.

No século III, encontramos sinagogas da Palestina com pinturas e figuras humanas. A sinagoga de Dura-Europos, na Babilônia, tinha a representação de Moisés, Abraão e outros.

As antigas catacumbas cristãs apresentavam imagens bíblicas. Noé salvo do dilúvio, Daniel na cova dos leões, o Peixe que simbolizava o Cristo e muitas outras.

A veneração que a Igreja presta às imagens, só é válida na medida em que é oferecida indiretamente àqueles que as imagens representam.

Veja alguns depoimentos sobre o uso das imagens:

- "Uma coisa é adorar uma imagem, outra coisa é aprender, por essa imagem, a quem se dirige as tuas preces. O que a Escritura é para aqueles que sabem ler, a imagem o é para os iletrados. Por essas imagens, aprendem o caminho a seguir. A imagem é o livro daqueles que não sabem ler" (Papa São Gregório Magno).

- "Quanto mais os fiéis contemplarem essas representações, mais serão levados a recordar-se dos modelos originais. Uma veneração respeitosa sem que isto seja adoração, pois esta só convém, segundo a nossa fé, a Deus." (Concílio de Nicéia II).

- "Ninguém há tão simples e iletrado que possa desculpar-se de não saber como viver retamente, quando tem diante de si na imagem do Crucificado, um livro ilustrado, escrito, de forma clara e legível, em que todas as virtudes são aprovadas e todos os vícios reprovados." (Jean Gerson).

- "Outrora Deus invisível, nunca era representado. Mas agora que Deus se manifestou na carne e habitou entre os homens, eu represento o "visível" de Deus. Não adoro a matéria, mas o Criador da matéria." (ib I.16).

Fonte: Cléofas

Um comentário:

  1. Ola, a paz de Cristo e o amor de Maria!

    Além do mais, existe uma grande diferença entre "venerar" e "adorar". Uma vez, não sei se foi um padre ou um seminarista, disse-nos que os protestantes chegam e dizem "Vocês adoram imagens" e nós, por não estudarmos a doutrina católica, abaixamos a cabeça e dizemos "é verdade, nós adoramos imagens". Acontece que isso é uma grande mentira espalhada no meio protestante. Católico nunca adorou nem nunca adorará imagem. Católico venera imagem, ou seja, presta respeito a pessoa da imagem. Uma vez até falei pra um protestante que venerar uma imagem é a mesma coisa de olhar pra uma fotografia de um familiar nosso (irmão, pai, mãe), nos ajudando a nos lembrar deles, dos feitos deles, e de como eles são, ou foram, importantes em nossas vidas. Não podemos deixar que as mentiras que algumas ceitas ou denominações espalham sobre nós sejam tidas como verdades por nós. Uma mentira bem contado pode acabar se passando por verdade, mas nunca será verdade.

    Um abraço, Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!