19 de nov. de 2010

Cristo Rei

Tema: Cristo é Rei!

Material: Uma coroa

Palavra: “A multidão conservava-se lá e observava. Os príncipes dos sacerdotes escarneciam de Jesus, dizendo: Salvou a outros, que se salve a si próprio, se é o Cristo, o escolhido de Deus! Do mesmo modo zombavam dele os soldados. Aproximavam-se dele, ofereciam-lhe vinagre e diziam: Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo. Por cima de sua cabeça pendia esta inscrição: Este é o rei dos judeus”. Lucas 23, 35-38


Hoje eu vou contar uma história sobre um rei. Como você sabe, um rei geralmente usa uma coroa feita de ouro, prata e jóias preciosas - uma coroa parecida com esta que eu tenho comigo. O rei da nossa história usava um tipo diferente de coroa. Ouça a história do "Rei ao Contrário."

Era uma vez, há muito tempo atrás... Um rei. Ele não era um rei comum. Ele era diferente dos outros reis, porque Ele era ao contrário dos outros reis. A começar do dia em que nasceu, você já poderia dizer que este rei ia ser diferente. A maioria dos reis geralmente nascem em um palácio, mas este rei nasceu em uma estrebaria rodeada por burros, ovelhas e vacas. Não foi um começo muito grandioso para um rei, não é?! Na verdade, poucas pessoas  sabiam que naquela noite um rei tivesse nascido. Somente um punhado de pastores e três homens sábios ficaram sabendo que o rei nasceu.
O rei cresceu... Mas ele continuou a ser diferente de outros reis.
Enquanto a maioria dos reis gastavam todo seu tempo fazendo riquezas de prata, ouro e jóias, o nosso rei ao contrário não tinha nada. E enquanto a maioria dos reis estavam cercados de empregados, Ele escolheu ser um servo. Ele poderia ser visto com freqüência ajudando os outros.
Conforme o tempo passava, as pessoas ficaram muito insatisfeitas com esse rei, porque ele simplesmente não agia da maneira que eles achavam que um rei deve agir. Ao invés de andar pela cidade em um grande cavalo branco, como era  de costume dos outros reis, o rei ao contrário dirigiu-se a cidade no lombo de um burro. Mas isso é maneira de um rei para agir?
E o povo que Ele escolheu para ser seus amigos?! Seus amigos mais próximos eram um bando de pescadores e fedorentos Ele era muitas vezes visto conversando com os pobres e comendo com pecadores.
Finalmente, o povo decidiu que eles tinham ficado com aquele Rei por muito tempo. Se ele não poderia agir da forma como deve agir um rei, então eles não queriam mais que ele fosse seu rei. Eles fizeram um plano para ele ser preso e jogado na prisão.
O plano funcionou. Quando chegou o dia de seu julgamento, o rei estava diante do povo. Ao invés de gritar "Viva o Rei!" Eles gritaram: "Crucifica-o! Ele não é o nosso rei, crucifica-o!." Então crucificaram o rei, pregando-o uma cruz.
Vestiram o rei com um manto vermelho, colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça, batiam-lhe na cabeça com uma vara e zombavam dele... Que maneira de um rei morrer! Depois que Ele foi crucificado, eles levaram seu corpo e colocá-lo em um túmulo emprestado...
Espere, isso não é o fim da história. Lembra-se???... Este rei era diferente! O Rei ao contrário ressuscitou dentre os mortos para viver eternamente. Agora, em vez de ser o Rei ao contrário, Ele é o Rei para sempre!!!
Ele é o rei de todos aqueles que o escolhem como rei. Sim, ainda existem algumas pessoas que não o chamam de rei, mas quem o conhece bem o chama de rei... Eles o chamam de Rei Jesus!
Jesus quer ser seu rei também, e se você escolhê-lo para ser seu rei, você viverá feliz para sempre!

Oração: Querido Jesus, hoje eu te declaro meu Rei e Senhor! Te declaro Rei e Senhor da minha família, dos meus estudos (continue a oração com as crianças). Quero que meu coração seja o teu trono, Jesus! Reina na minha vida! Amém!

Brincadeira:
Corrida ao contrário: Faça duas linhas no chão e escreva "Saída" em uma e "Chegada" em outra. Divida as crianças em equipes e faça um revezamento com elas andando ou pulando ou correndo de costas até linha de chegada, depois voltando de frente. Quando retornar na linha  de saída o próximo jogador continua a corrida indo de costas e voltando de frente. Vence a equipe que terminar primeiro.

Atividades:
Amplie e distribua as coroas para que as crianças colem em cartolina ou papel laminado dourando ou prateado ou papel cartão ou papel colorset. Pode-se enfeitar com lantejoulas, glitter, etc... Peça para eles escreverem "Jesus é meu Rei", "Jesus reina", etc.



13 comentários:

  1. sou evangelica e as crianças da minha igreja estão em festividades e o nosso tema é exatamente esse sobre o Rei Jesus , sua historinha foi bem legal vou adapta-la e contar para as criancinhas da minha igreja ... Que Deus abençoe vc e seu projeto sempre ! amei seu bog , o coloquei até como favorito !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que Ele te abençoe também! És sempre bem vinda!

      Excluir
    2. Parabéns amei esse incentivo que às crianças precisam .Pois está tudo adormecido e às crianças precisam serem incentivadas.

      Excluir
  2. Ótima atividade para desenvolver com meus pequenos na catequese.... simplesmente amei!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo lindo encontro.vou aplica-lo a minha realidade.Que Deus a abençoe e ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  4. Amei esta atividade, parabéns... vou fazer com meus catequizandos, obg e Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Amei sua historinha! Vou usá-lá na catequese essa semana .
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adore a história! Tb vou utilizá-la com minha turma.

    ResponderExcluir
  7. Adorei também. Sou do Ministério infantil e sempre condulto seu blog.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse texto, com essa explicação, brincadeira e atividade.Parabens!

    ResponderExcluir
  9. Linda história, vou contar pras crianças da catequese ,🙏❤🙏

    ResponderExcluir
  10. Eu agradeco muito esta aprocura de algo assim ,muito bem esplicado muito obgd 🌹Deus lhe Abencoe❤

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!