5 de jul. de 2010

Apostila nº 4 - AME O PRÓXIMO COMO A VOCÊ MESMO

ACOLHIDA: Receber as crianças com palavras de alegria, encorajamento e acolhida. Cante músicas sobre amor. Reze Ave Maria e Pai Nosso com gestos.

LOUVOR: Louvar a Deus pelo seu amor e por ter-nos dado a capacidade de amar e de querer viver em comunidade. Coloque as crianças em círculo e incentive-as a rezarem pelo coleguinha da direita, agradecendo por ele estar ali, pela sua família, pela sua vida...

EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO: Pedir com as crianças a ação do Espírito Santo. Pedir com força e unção deixando sentir o vento suave do Espírito de Deus movendo cada coração ao amor.

PREGAÇÃO: Lá na beira da estrada um homem está caído (todos caem no chão). Foi assaltado, roubado, ferido (cada um simula estar ferido). Mas alguém vem vindo pela estrada em seu cavalo. Ploc, ploc, ploc (todos imitam alguém andando a cavalo). O sacerdote para (todos param), olha, (todos olham), vê, fica com pena, balança a cabeça... (todos balançam a cabeça) e continua seu caminho (todos continuam andando a cavalo).
Mas alguém vem vindo pela estrada. Ploc, ploc, ploc. O levita para (todos param), olha, (todos olham), vê, fica com pena, balança a cabeça... (todos balançam a cabeça) e continua seu caminho (todos continuam andando a cavalo).
    Alguém vem vindo pela estrada. Ploc, ploc, ploc. O samaritano para (todos param), olha, (todos olham), vê e o ajuda como se fosse seu irmão... (todos correm e fingem carregar alguém no colo).
     Três homens passaram pela estrada (todos voltam a calvagar). Só um deles tinha amor no coração (mostram amor no coração).
    Qual viajante tinha um coração indiferente? E um coração com dó? Quem tinha um coração caridoso?
     Qual a diferença entre dó e caridade? Você já viveu situações como esta? Conte.

ATIVIDADES SUGERIDAS:
            Brincadeira do Band-aid: Divida a turma em equipes. Cada equipe irá se revezar para cada jogador correr para uma CAIXA DE PRIMEIROS SOCORROS e pegar um band-aid, desembrulhar e colocá-lo no braço ou na perna e depois correr de volta para a equipe para o próximo jogador fazer o mesmo! 
            
Monte um gibizinho ou um painel com a história (Mande eles colocarem as figuras na ordem certa) ou faça um teatro com as crianças.

Um comentário:

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!