27 de mai. de 2010

Santíssima Trindade


Tema: A Bíblia é nosso mapa e o Espírito Santo é nosso guia.

Material: Um mapa e uma bússola.

Palavrinha de Deus: "Mas quando ele, o Espírito da verdade vier, ele vos guiará a toda a verdade". João 16:13 

Alguma vez você já se perdeu? Eu já, e posso dizer-lhes que não é uma sensação muito boa... Uma vez eu estava viajando à noite e tomei o caminho errado. Enquanto dirigia, comecei a ficar com a sensação de que eu estava indo na direção errada. Sempre que eu virava para uma nova estrada, achava que  deveria ter ido em outra direção e logo, eu estava irremediavelmente perdido. Peguei um mapa como este (mostre o mapa). Olhei para o mapa, mas não ajudou, porque mesmo que eu pudesse ver onde eu queria ir, eu não sabia que direção estava indo. Eu não sabia se eu estava indo para o norte, sul, leste ou oeste. Eu estava totalmente confuso!

O que eu realmente precisava naquela noite era um mapa e uma bússola! Isso é uma bússola (mostre a bússola). A maioria de vocês provavelmente já viu uma bússola. A agulha da bússola aponta sempre para o norte. Se um viajante sabe onde é o norte, ele vai saber que direção está viajando. Se eu tivesse um mapa e uma bússola, o mapa teria me mostrado aonde ir, ao passo que a bússola teria me apontado a direção certa para chegar lá.

À medida que viajamos através da vida, precisamos de um mapa e uma bússola também. Deus nos deu ambos. Deus nos deu a Bíblia, que é nosso mapa no caminho da vida. Mas, às vezes a Bíblia é difícil para nós compreendermos, e é difícil saber o caminho que devemos percorrer. Deus sabia disso, por isso Ele enviou o Espírito Santo para ser nossa bússola. O Espírito Santo nos ajuda a compreender as Escrituras e nos guia na direção certa. Isso é o que Jesus queria dizer quando ele disse aos seus discípulos: "Mas quando o Espírito da verdade vier, ele vos guiará em toda a verdade."

Ah... sobre a minha viagem... Acho que alguns de vocês estão querendo saber se eu encontrei meu caminho. Bem, eu estava perdido por tanto tempo que  começou a amanhecer. Quando o sol apareceu, eu sabia que o sol nasce no leste. Essa era exatamente a direção que eu precisava ir, então eu apenas segui o sol!

Hey! Você sabe, essa é uma boa idéia! Quando você estiver perdido e confuso - se você não conseguir ler o mapa e você não tiver uma bússola - basta seguir a luz... Jesus, Filho de Deus Pai!

Vamos orar?

Querido Pai, agradecemos por nos dá Sua Santa Palavra para ser o nosso mapa ao longo da vida. Agradecemos também por enviar o Seu Espírito Santo para ser nosso guia. Acima de tudo, agradecemos o envio de Seu Filho para ser nosso Salvador. Amém.

Um comentário:

  1. A PAz Tia Paula, Agradeço a Deus todos os dias por esse blog. Muito me ajuda tanto na catequese quando no MC. Quando eu comecei eu não tinha orientação nenhuma. Agora sempre consulto o blog e aprendi muitas coisas. Q o Senhor te ilumine sempre. Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!