5 de jun. de 2009

Corpus Christi

VAMOS ANIMAR NOSSO GRUPINHO DE ORAÇÃO?
Se você quiser também pode usar na catequese. O importante é que nossas crianças aprendam sobre o Corpo e Sangue de Cristo. Abaixo segue sugestões de pregação para as crianças:

Prepare uma mesa que simbolize a Santa Ceia de Cristo. Enfeite-a com uvas, pães, suco de uva, e explique o que simboliza cada um. Explique também o que é o corpo e o sangue de cristo. O pão e vinho que ofertamos se transformarão em alimento para nossa alma, dando-nos força para nossa caminhada rumo ao céu. Explique o que simboliza a eucaristia na Santa Missa e faça uma hóstia de E.V.A com um desenho de Jesus ressuscitado atrás. Assim que você mostrá-la às crianças diga a elas que é isso que nós vemos quando a recebemos. Jesus estampado nela, prontinho para nos encher de muita graça e amor. Para aqueles que ainda não fizeram a 1ª comunhão, basta apenas desejar e rezar na hora da comunhão que Jesus também visitará cada criança de muita fé e amor no coração.

Explique para as crianças que ao longo da nossa vida, recebemos os devidos Sacramentos. Mas o que é sacramento? É um sinal visível e eficaz da graça, instituído por Jesus Cristo, para nossa santificação. O quadro abaixo pode servir para explicação ou você pode transformá-lo em uma espécie de jogo, onde as crianças devem preencher os espaços que não estiverem ocupados.

Ordem natural                        Ordem sobrenatural
Nascer                                              Batismo
Crescer                                          Confirmação
Alimento                                         Eucaristia
Remédio                                         Penitência
Comunidade                            Ordem / Matrimônio
Morte                                       Unção dos enfermos

Se você quiser contar uma historinha, uma boa sugestão é o livro: Deus me ama como sou. Lá conta a historinha das cores. A Cor branca se sentia muito feia, sem graça e sozinha. Um dia ela resolveu fugir e se distanciar das outras cores. Ela percorreu lugares lindos que nunca imaginava existir, um dia ela muito cansada resolveu descansar numa igreja no alto de uma serra, chegando lá ela se deparou com Jesus sacramentado, e ele era tão branquinha como ela. Assim, ela descobriu que sua cor é muito bonita, pois ela tinha uma importância muito grande de representar Jesus, uma coisa tão linda e sagrada, assim a cor branquinha, descobriu que ela estava em todos os lugares, até no sorriso de um Cristão.

No final, monte um cálice com recortes de revistas ou papel cartão para que cada criança leve o retrato de Jesus eucarístico para casa. Pode-se pedir que eles desenhem o rosto de Jesus no meio da folha branca que representa a hóstia.

Fonte: http://rcccriancauberlandia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!