17 de abr. de 2009

Tomé duvida da ressurreição de Jesus

João 20, 24-29

Tomé, um dos doze apóstolos, não estava com eles quando Jesus apareceu. Ele disse:
- Se eu não vir o sinal dos pregos em suas mãos e não puser o dedo no lugar dos pregos, de maneira nenhuma vou acreditar.
Oito dias depois, estavam todos reunidos e Jesus apareceu novamente e mandou Tomé tocar em suas chagas. Disse a ele:
- Não seja um homem sem fé; acredite Tomé!
E Tomé respondeu:
- Meu Senhor e meu Deus!
Jesus lhe disse:
- Tomé, por que me viu, acreditou. Felizes são aqueles que acreditarem sem ter visto!



Era o domingo depois que Jesus havia sido crucificado e seus discípulos haviam se reunido em uma sala com as portas fechadas. Estavam juntos nesta sala fechada porque estavam com medo pelo que os que crucificaram Jesus podiam fazer a eles. A Bíblia nos diz que mesmo estando as portas fechadas, Jesus entrou na sala e esteve com seus discípulos. Quando os discípulos viram Jesus ficaram muito contentes. Um dos discípulos, cujo nome era Tomé, não estava ali quando Jesus apareceu a eles. Não sei por que Tomé não estava ali... Talvez estivesse pescando ou talvez resolveu ficar em sua nesse dia... Quando os outros discípulos viram Tomé, lhe disseram que Jesus esteve com eles, mas ele não acreditou.
- Se eu não vir o sinal dos pregos em suas mãos e não puser o dedo no lugar dos pregos, de maneira nenhuma vou acreditar.
Uma semana mais tarde os discípulos estavam na sala outra vez e Tomé estava com eles. A mesma coisa aconteceu. Apesar das portas estarem fechadas, Jesus veio e ficou no meio deles. Virou para Tomé e lhe disse:
- Ponha seu dedo aqui e veja as minhas mãos. Coloque suas mãos na ferida no meu lado, não seja um homem sem fé, acredite!
Ele caiu de joelhos aos pés de Jesus e disse:
- Meu Senhor e meu Deus!

Antes de Jesus subir ao Céu para estar com seu pai, Ele disse aos seus discípulos que quando 2 ou 3 estivessem reunidos em seu nome, Ele estaria com eles. Toda semana nós nos reunimos aqui para louvar e adorar Jesus. O que perdemos de importante quando não viemos à Igreja? Perdemos o mesmo que Tomé... A oportunidade de estar com Jesus!


Crer ou não crer???


Muitas vezes acontece que quando vou comprar algo numa loja e pago com um cheque, o caixa me pede a minha carteira de identidade, meu R.G. Meu nome e o número do meu R.G. está no cheque. Por que o caixa necessita ver meu documento de Identidade? A explicação é bem simples. Porque é necessário saber se a foto do R.G. e eu somos a mesma pessoa. Sou realmente quem eu digo que sou?
Pode haver outras ocasiões em que preciso mostrar minha Identidade como, por exemplo, quando vou ao médico e a recepcionista me pede a carteirinha do convênio e o meu R.G.. Existe até mesmo o R.G. Escolar onde tem a sua foto comprovando quem você é. Quase todos os dias de nossa vida nos pedem que demos provas de quem somos.
Quando Jesus ressuscitou apareceu aos seus apóstolos, mas um de seus discípulos, Tomé, não estava com eles. Quando os discípulos disseram a Tomé que tinham visto Jesus e que Ele estava vivo, Tomé disse:
- Se eu não vir o sinal dos pregos em suas mãos e não puser o dedo no lugar dos pregos, de maneira nenhuma vou acreditar.
Uma semana depois Tomé viu Jesus. Jesus mandou Tomé tocar as suas mão e disse pra ele colocar o dedo em suas feridas. Então Tomé acreditou!
Hoje em dia há muitas pessoas que não que Jesus ressuscitou do túmulo porque não viram com seus próprios olhos. Elas desejam ver o R.G. de Jesus para poder acreditar. Jesus disse:

E você, amiguinho? Tem que ter uma prova de que Jesus está vivo ou você acredita pela fé?

Oração: “Querido, Jesus, ajuda-nos a aceitar pela fé que estás ressuscitado e vive no meio de nós Viemos aqui e nos reunimos em seu nome porque desejamos estar contigo!Desejamos adorar-te e louvar o teu nome!”



Vamos brincar???


Tomé, onde está a tua fé?
Tema: o discípulo Tomé.
Público: adolescentes, 8 pessoas.
Material: papel e canetas.
Todo mundo já deve ter brincado de Detetive; nesta brincadeira temos como personagem o assassino, o detetive e as vítimas.
Na brincadeira Tomé onde está a tua fé? Teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os apóstolos.
Escreva sobre um papel "Jesus", sobre outro "Tomé" e tantos "Apóstolos" quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papeis e sorteie.
As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus.
Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um apóstolo deverá dizer: "Jesus está presente e vivo no meio de nós!"
Tomé não acredita que Jesus esteve presente no meio dos apóstolos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.
Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo: "Mestre, é você mesmo!"
Se a criança que Tomé indicou seja um dos apóstolos, estão, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo: "Tomé, onde está a sua fé?".
Repita a brincadeira umas poucas vezes e encerre antes que as crianças percam o interesse.

6 comentários:

  1. Obrigada pela ajuda! Eu coordeno um grupo de crianças de 5 a 8 anos e precisava exatamente desta passagem para um teatrinho, procurando no google Jesus colocou vocês no meu caminho. Obrigada mesmo e que Deus abençõe a todos.

    ResponderExcluir
  2. hehehe, muito bom, gostei da brincadeira ! :)
    Abraços,
    Fique na paz,
    Timóteo

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da brincadeira. Tenho certeza que será um sucesso no encontro. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom... Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. amei a brincadeira rrsr estava procurando o que fazer, enfim achei. obrigada

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!